Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

homenagem

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Aprender a reciclar para proteger o ambiente mobilizou 600 alunos do 1º ano do ensino básico do Concelho de Paredes

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
23 Janeiro 2020

Os Pelouros do Ambiente e da Educação da Câmara Municipal de Paredes envolveram mais de 600 alunos do 1º ano do Ensino Básico das escolas do Concelho, numa ação de Educação e Sensibilização Ambiental.

Durante sete dias, dois técnicos da autarquia percorreram os estabelecimentos de ensino locais com o objetivo de sensibilizar as crianças para a sustentabilidade do ambiente, preservação da natureza e conservação do planeta.

Para o Vice-Presidente da autarquia, com o Pelouro do Ambiente, Francisco Leal, “o município irá apostar cada vez mais nestas iniciativas, de levar as temáticas do ambiente às escolas, com o propósito de sensibilizar as crianças para as questões da sustentabilidade ambiental, da reciclagem e defesa do planeta. É nestas idades que os mais novos aprendem a reciclar os vários resíduos e a separar corretamente o lixo”.

Mas, o desafio principal desta ação “é fazer com que a mensagem da sensibilização ambiental possa chegar a casa e a toda a população. As vozes das crianças chegam junto dos pais e ajudam a mudar os seus hábitos, a reduzir os seus resíduos e a fomentar as boas práticas da reciclagem. Todos temos a obrigação de contribuir para melhorar a cidadania, visando a preservação do meio ambiente”, sublinhou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Ao todo foram realizadas 32 ações integradas nos programas Paredes Educa - Construir Mais Sucesso e Eco-Escolas. As iniciativas interativas dinamizadas nas escolas, permitiram desafiar as crianças a pensar e a agir na preservação e conservação do planeta.

Em cada sessão, através de jogos e outras dinâmicas, os alunos conheceram os símbolos da reciclagem, aprenderam como fazer corretamente a separação do lixo, e abordaram a poluição dos mares e oceanos e os riscos da poluição na vida animal. As crianças ficaram a conhecer, ainda, a Linha Ambiente do Município - através do 2555788999 está disponível um serviço gratuito para recolha de “monos”, eletrodomésticos, colchões e móveis.

Destas sessões resultaram compromissos a desenvolver nas escolas pelos alunos, pais, professores e funcionários que aceitaram o desafio de agir “Juntos pelo ambiente”.

A iniciativa “Educação e Sensibilização Ambiental” passou pelas Escolas Básicas de Recarei, Sobreira, Cete, Rebordosa, Paredes, Duas Igrejas, Gandra, Mouriz, Vilela, Baltar, Bitarães, Sobrosa e Lordelo.

Top