homenagem

Aprender a reciclar para proteger o ambiente mobilizou 600 alunos do 1º ano do ensino básico do Concelho de Paredes

23 Janeiro 2020

Os Pelouros do Ambiente e da Educação da Câmara Municipal de Paredes envolveram mais de 600 alunos do 1º ano do Ensino Básico das escolas do Concelho, numa ação de Educação e Sensibilização Ambiental.

Durante sete dias, dois técnicos da autarquia percorreram os estabelecimentos de ensino locais com o objetivo de sensibilizar as crianças para a sustentabilidade do ambiente, preservação da natureza e conservação do planeta.

Para o Vice-Presidente da autarquia, com o Pelouro do Ambiente, Francisco Leal, “o município irá apostar cada vez mais nestas iniciativas, de levar as temáticas do ambiente às escolas, com o propósito de sensibilizar as crianças para as questões da sustentabilidade ambiental, da reciclagem e defesa do planeta. É nestas idades que os mais novos aprendem a reciclar os vários resíduos e a separar corretamente o lixo”.

Mas, o desafio principal desta ação “é fazer com que a mensagem da sensibilização ambiental possa chegar a casa e a toda a população. As vozes das crianças chegam junto dos pais e ajudam a mudar os seus hábitos, a reduzir os seus resíduos e a fomentar as boas práticas da reciclagem. Todos temos a obrigação de contribuir para melhorar a cidadania, visando a preservação do meio ambiente”, sublinhou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Ao todo foram realizadas 32 ações integradas nos programas Paredes Educa - Construir Mais Sucesso e Eco-Escolas. As iniciativas interativas dinamizadas nas escolas, permitiram desafiar as crianças a pensar e a agir na preservação e conservação do planeta.

Em cada sessão, através de jogos e outras dinâmicas, os alunos conheceram os símbolos da reciclagem, aprenderam como fazer corretamente a separação do lixo, e abordaram a poluição dos mares e oceanos e os riscos da poluição na vida animal. As crianças ficaram a conhecer, ainda, a Linha Ambiente do Município - através do 2555788999 está disponível um serviço gratuito para recolha de “monos”, eletrodomésticos, colchões e móveis.

Destas sessões resultaram compromissos a desenvolver nas escolas pelos alunos, pais, professores e funcionários que aceitaram o desafio de agir “Juntos pelo ambiente”.

A iniciativa “Educação e Sensibilização Ambiental” passou pelas Escolas Básicas de Recarei, Sobreira, Cete, Rebordosa, Paredes, Duas Igrejas, Gandra, Mouriz, Vilela, Baltar, Bitarães, Sobrosa e Lordelo.