Secretária de Estado da Ação Social na tomada de posse do Secretariado Regional do Porto da União das Misericórdias eleito em Paredes

26 Janeiro 2020

A eleição para o Secretariado Regional da do Porto da União das Misericórdias para o quadriénio 2020-2023 realizou-se sexta-feira, 24 de janeiro, em Paredes, com a lista vencedora a ser liderada por Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses.
A cerimónia da tomada de posse teve lugar na Santa Casa da Misericórdia de Paredes, com a presença da Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, da Vereadora do Município de Paredes, Beatriz Meireles, e do Presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos.

A provedora eleita tem agora de “coordenar o trabalho de uma região do país, com 21 misericórdias, com atividades previstas na área da saúde, educação, dando apoio contínuo e diversificado à população desta região”, referiu Maria Amélia Ferreira.

Para a Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, as misericórdias são “um parceiro do Estado” e ajudam no “desenvolvimento e aprofundamento das respostas de âmbito social a prestar às populações". Estas instituições são fundamentais enquanto estabelecedoras de contactos com “milhares de crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiências e no planeamento de estratégias para combater problemas sociais”, sublinhou a Secretária de Estado.

A Vereadora da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles, com o Pelouro da Ação Social, salientou o papel das mulheres na liderança das instituições e das misericórdias do país. Referiu ainda a cooperação institucional da autarquia de Paredes com a Misericórdia, “que se torna fundamental para a resolução de problemas sociais”.

Na cerimónia que teve como anfitrião o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes, Ilidio Meireles, estiveram presentes 18 das 21 misericórdias que pertencem ao distrito do Porto.

O Secretariado eleito integra a presidente Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, Artur de Almeida Leite, provedor da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, que passa a assumir o cargo de primeiro secretário, e Júlio Manuel Mesquita, provedor da Misericórdia de Penafiel, como segundo secretário.