![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Secretária de Estado da Ação Social na tomada de posse do Secretariado Regional do Porto da União das Misericórdias eleito em Paredes
Secretária de Estado da Ação Social na tomada de posse do Secretariado Regional do Porto da União das Misericórdias eleito em Paredes
A eleição para o Secretariado Regional da do Porto da União das Misericórdias para o quadriénio 2020-2023 realizou-se sexta-feira, 24 de janeiro, em Paredes, com a lista vencedora a ser liderada por Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses.
A cerimónia da tomada de posse teve lugar na Santa Casa da Misericórdia de Paredes, com a presença da Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, da Vereadora do Município de Paredes, Beatriz Meireles, e do Presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos.
A provedora eleita tem agora de “coordenar o trabalho de uma região do país, com 21 misericórdias, com atividades previstas na área da saúde, educação, dando apoio contínuo e diversificado à população desta região”, referiu Maria Amélia Ferreira.
Para a Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, as misericórdias são “um parceiro do Estado” e ajudam no “desenvolvimento e aprofundamento das respostas de âmbito social a prestar às populações". Estas instituições são fundamentais enquanto estabelecedoras de contactos com “milhares de crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiências e no planeamento de estratégias para combater problemas sociais”, sublinhou a Secretária de Estado.
A Vereadora da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles, com o Pelouro da Ação Social, salientou o papel das mulheres na liderança das instituições e das misericórdias do país. Referiu ainda a cooperação institucional da autarquia de Paredes com a Misericórdia, “que se torna fundamental para a resolução de problemas sociais”.
Na cerimónia que teve como anfitrião o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes, Ilidio Meireles, estiveram presentes 18 das 21 misericórdias que pertencem ao distrito do Porto.
O Secretariado eleito integra a presidente Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, Artur de Almeida Leite, provedor da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, que passa a assumir o cargo de primeiro secretário, e Júlio Manuel Mesquita, provedor da Misericórdia de Penafiel, como segundo secretário.
