#PARQUE DAS SERRAS DO PORTO | PASSAPORTE DAS SERRAS DO PORTO 2020 VAI REGISTAR 12 VISITAS AO PATRIMÓNIO E PAISAGEM

05 Fevereiro 2020

O Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, Alexandre Almeida, apresenta o “Passaporte Parque das Serras do Porto 2020”, na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, pelas 14h30, no anfiteatro da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa. A sessão conta com a presença dos autarcas de Gondomar, Marco Martins, e Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

Trata-se de um passaporte para registar doze visitas com passagem pela Sede do Parque das Serras do Porto, Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal , Centro Interpretativo da Senhora do Salto, Centro Interpretativo das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, Museu da Lousa, Museu Mineiro São Pedro da Cova, Museu Municipal de Valongo e Oficina da Regueifa e do Biscoito (previsão de abertura para abril deste ano). Os visitantes podem ainda carimbar o passaporte nos “Encontros com o Parque” – 3ª Edição, “Couce em Festa”, Ação de Voluntariado e Ação de Formação/Sensibilização.

Este passaporte convida a partir à descoberta do Parque das Serras do Porto e vai estar disponível nos locais assinalados para visita e, quando o utilizador completar todos os registos, está disponível uma oferta para levantar numa das Lojas Interativas de Turismo de Gondomar, Paredes ou Valongo.

>> O Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso num território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal.

O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população.