Fins de Semana Gastronómicos e Primavera Festival da Flor dinamizam turismo e cultura de Paredes de 20 a 22 de março

07 Março 2020

O Município de Paredes apresentou esta sexta-feira, dia 6 de março, na Casa da Cultura, o programa dos Fins de Semana Gastronómicos e o Primavera Festival da Flor.

Num briefing à imprensa, o evento exibiu o primeiro vídeo de promoção turística e cultural, em homenagem ao poeta Daniel Faria, com o objetivo de “atrair turistas e visitantes para o Concelho”, como sublinhou a Vereadora da Cultura e do Turismo, Beatriz Meireles, “acrescentando a importância que os agentes turísticos como os alojamentos locais, a restauração, das empresas Porto Buggy e Road Book têm no crescimento turístico e cultural de Paredes”.

“O vídeo de promoção do turismo e da cultura do Concelho de Paredes, pretende valorizar as paisagens do território do Sul do Concelho, como Senhora do Salto em Aguiar de Sousa, o património arquitetónico dos monumentos que integram a rota do Românico, dar a rota dos brasileiros com trilho pedestre já marcado pela freguesia de Louredo e os cafés literários, são alguns dos pontos considerados fundamentais para colocar Paredes nas rotas turísticas nacionais”, anota Beatriz Meireles.

À apresentação do programa gastronómico e do Festival da Flor, seguiu-se um passeio pelo património do Concelho de Paredes, a bordo das Renault 4L, em parceria com a Road Book. Paredes, Mouriz, Cete, Recarei, Sobreira, Aguiar de Sousa foram algumas das paragens obrigatórias ao longo do percurso.

O passeio terminou com a degustação do tradicional cabrito assado no forno acompanhado de arroz e a sopa seca como sobremesa. O restaurante a Tasca do S’Zé, em Cristelo, participante nos Fins de Semana Gastronómicos, foi o local escolhido para o almoço.

Ao longo do percurso, o Mosteiro de Cete e a Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, foram algumas das paragens obrigatórias na rota do património edificado e paisagístico do Concelho de Paredes.

A XII Edição dos Fins de Semana Gastronómicos decorrerá de 20 a 22 de março, em Paredes, e contará com a participação dos Empreendimentos Turísticos Casa da Torre, em Sobrosa e a Casa de Louredo, em Louredo, e com os restaurantes Casa do Baixinho, em Bitarães, Casa dos Frangos de Baltar, em Baltar, Cozinha da Terra, em Louredo, Restaurante O Rei, em Mouriz, Restaurantes Os Frades, em Vilela, Solar da Brita, em Louredo e Tasca do S’Zé, em Cristelo.

Durante três dias, também no fim de semana de 20 a 22 de março, a III Edição do Primavera Festival da Flor "vai dar vida a Paredes". Este evento pretende envolver os comerciantes e população na celebração da chegada da Primavera. As camélias centenárias da Casa da Cultura dão o mote à programação do festival. O desfile de chapéus de palha decorados com flores e vestidos de flores é o momento mais aguardado pelos paredenses, numa iniciativa que vai envolver centenas de crianças e adultos representantes das instituições e das Juntas de Freguesias do Concelho de Paredes.

O Município lançou o desafio aos comerciantes e aos munícipes da cidade para embelezarem as montras, as janelas e as varandas com flores.