Município de Paredes entrega prémios ao Centro Escolar de Duas Igrejas pela recolha de óleos alimentares usados

07 Março 2020

A cerimónia de entrega de prémios da Campanha de Recolha de Óleos Alimentares, relativa a 2018/2019, decorreu esta sexta-feira, 6 de março, no Centro Escolar de Duas Igrejas. O Vice-Presidente da Autarquia e Vereador do Ambiente, Francisco Leal, e o Vereador da Educação, Paulo Silva, entregaram o prémio à Escola Básica de Duas Igrejas, pela recolha de 649 litros, e o aluno Miguel Cruz, da turma 4º DA, foi o vencedor da iniciativa pela angariação de 72 litros de óleos alimentares usados.

Segundo o Vereador do Ambiente, Francisco Leal, "o projeto permitiu contribuir para a educação ambiental da comunidade escolar do Concelho e promover a reciclagem dos óleos alimentares usados. No total, foram reciclados 2173 litros".

O contributo ambiental resultou na atribuição de uma mesa de matraquilhos ao estabelecimento de ensino vencedor e de uma PlayStation ao aluno que mais reciclou, Miguel Cruz, que contou que a experiência permitiu aprender que “é bom reciclar, em vez de deitarmos as coisas fora. Fiz a recolha durante um ano inteiro, com a ajuda da minha família.”

No evento, os alunos dos vários anos de escolaridade do Centro Escolar de Duas Igrejas cantaram em defesa do ambiente, destacando a importância da reciclagem e da proteção dos mares e oceanos.

Recorde-se que, no âmbito desta ação, em 2018, a Câmara Municipal distribuiu oleões pelas escolas do Concelho, para depósito dos resíduos, de forma a sensibilizar os alunos para a prática da reciclagem.

A EcoMovimento, uma empresa de operação de gestão de resíduos, que trabalha com cerca de 350 escolas na recolha e reciclagem dos óleos alimentares usados, foi parceira da Autarquia no desenvolvimento deste projeto.

No evento, marcaram também presença Mário Rocha, Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Felisbela Vasconcelos, Coordenadora do Centro Escolar de Duas Igrejas, Nazaré João, Adjunta da Direção e Sandra Pimenta, Coordenadora do Projeto Eco-Escolas.

testemunho - Miguel Cruz