COVID-19 | PLANO DE APOIO À ECONOMIA LOCAL DE PAREDES

27 Março 2020

O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, anunciou esta sexta-feira, 27 de março, um conjunto de medidas de Apoio à Economia Local. Para fazer face a este o conjunto de medidas, o Orçamento da Câmara será reforçado ao nível dos apoios sociais a famílias e empresas em pelo menos 500.000,00 euros. Estes apoios são aplicáveis nos próximos três meses.

Plano de Apoio à Economia Local de Paredes
Está a chegar ao fim o mês em que esta tragédia Covid-19 se abateu sobre nós com danos irreparáveis para a saúde de muitas pessoas e com danos gravíssimos na economia.

Assim, o Município de Paredes vai adotar para os próximos 3 meses, uma serie de medidas para atenuar os danos económicos quer para os Paredenses individuais, quer para as empresas de Paredes.

Assim no que respeita as

Pessoas individuais:

-Devolução a 100% da tarifa do lixo, para os Paredenses que vejam os seus rendimentos reduzidos por força do Layoff ou desemprego em função da pandemia.

- Devolução também a 100% da tarifa fixa da água e saneamento para os agregados que vejam também os seus rendimentos reduzidos por força do Layoff ou desemprego em função da pandemia.

- Estes pedidos terão de ser feitos em requerimentos próprios a disponibilizar pela autarquia.

- Possibilidade de pagamento em Prestações sem juros das Rendas de Habitação Social, para os agregados que vejam também os seus rendimentos reduzidos por força do Layoff ou desemprego em função da pandemia.

- Reforço das verbas para o apoio social a medicamentos

- Reforço das verbas para o apoio social ao nível de cabazes de alimentação

- Reforço das verbas para os apoios sociais pontuais (por exemplo ajuda no pagamento de energia).

Para as empresas:
- Devolução a 100% da tarifa de lixo nos próximos 3 meses às empresas, sejam elas comerciais ou industriais, que foram obrigadas ao encerramento em função da Pandemia.

- Devolução também a 100% da Derrama de 2019 a pagar em 2020 para empresas com volume de faturação até 150.000,00 Euros.
- Uma vez mais, estes pedidos deverão ser feitos em requerimentos próprios.

- Isenção das taxas de publicidade e de ocupação do solo nos próximos 3 meses

- Isenção da taxa paga pelos feirantes no mesmo período

- Devolução também a 100% da tarifa fixa da água e saneamento para as empresas encerradas.

Para o setor social:

Estas instituições terão também apoio em materiais de desinfeção e proteção individual para o desempenho das suas funções

-Serão também distribuídos materiais de desinfeção às juntas de freguesia que estão a colaborar na limpeza das freguesias.

-Os subsídios anuais aos bombeiros e Cruz Vermelha serão antecipados

- Ainda como apoio às nossas IPSS, apos o surgimento de um caso positivo de contaminação numa IPSS, a Câmara de Paredes está disponível para fazer testes a todos os utentes e profissionais dessa IPSS, caso não sejam realizados pela ARS em tempo útil.

Associações Desportivas e Culturais:

- A Camara Municipal irá também antecipar os subsídios de apoio à formação protocolados com as Associações Desportivas do concelho que também passam uma fase difícil.

- E antecipar os Subsídios anuais às Associações Culturais

Apoio aos alunos:
- Preocupados com a forma como se vai processar o último período do ano letivo, o Município irá apoiar os alunos de Paredes que possam estar em risco de exclusão por falta de meios informáticos.

Não podemos deixar nenhum estudante Paredense ficar para trás.

Todas estas medidas serão reavaliados no final do trimestre e poderão ser renovadas, e outras poderão ser entretanto tomadas.

Para fazer face a este o conjunto de medidas, o Orçamento da Câmara será reforçado ao nível dos apoios sociais a famílias e empresas em pelo menos 500.000 euros.

É isto que temos de fazer neste período difícil. Fazer a nossa parte. Assumir o nosso esforço financeiro.

Investir nas nossas pessoas e nas nossas empresas para que elas continuem a investir no nosso Concelho e tenham Orgulho em pertencer ao nosso Concelho.

E finalmente e muito importante.

Se é verdade que estamos a olhar pela nossa economia local, não podemos acima de tudo desmobilizar na luta contra o Covid-19.

Também a partir de amanhã, os utentes de Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva vão passar a ter um Centro de Testes ao Covid-19, no Espaço da Associação Empresarial de Penafiel, onde se realiza a Agrival em Penafiel.

E estamos a colaborar com a Área Metropolitana do Porto e com a CIM do Tâmega e Sousa para apoios ao nosso Hospital Padre Américo e Unidades de Saúde.

Se puder, fique em casa. Por si. Pelos outros. Por todos nós.
Juntos vamos conseguir.
Um forte abraço a todas e a todos, cheio de confiança!

Alexandre Almeida
Presidente da Câmara Municipal de Paredes