Município de Paredes doa 100 mil euros em máscaras sociais aos Bombeiros e Cruz Vermelha que as vão disponibilizar à população por um valor simbólico

93840214_3909911109049689_5690533192742731776_o
17 Abril 2020

A Câmara de Paredes adquirir 100 mil euros em máscaras sociais, laváveis e certificadas, a doar, já a partir da última semana de abril, às cinco corporações de Bombeiros e às duas Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa que depois irão disponibilizá-las à comunidade, por um valor simbólico por unidade, como forma de apoiar as entidades que socorrem a população. Refira-se ainda que as máscaras serão adquiridas a empresas do Concelho de Paredes.

A autarquia enquadra a iniciativa no programa “uma máscara por quem nos socorre”, assim “ao protegermo-nos estamos a ajudar quem nos protege”.

Esta medida visa alcançar um vasto número de pessoas que necessitem das máscaras sociais no período de “desconfinamento” que respeitem as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) e um custo reduzido.

Cada cidadão terá de se deslocar aos quartéis dos Bombeiros, Delegações da Cruz Vermelha e Juntas de Freguesia para aceder às máscaras sociais a valores reduzidos e como forma de donativo a essas corporações.

A autarquia de Paredes estará em condições de distribuir máscaras laváveis e certificadas, de forma generalizada aos bombeiros e cruz vermelha do Concelho, a preços mais baixos e “que servirão também para ajudar os Bombeiros Voluntários Baltar, Bombeiros Voluntários de Cete, Bombeiros Voluntários de Lordelo, Bombeiros Voluntários de Rebordosa, Bombeiros Voluntários de Paredes e as Delegações da Cruz Vermelha da Sobreira e de Vilela”, sublinha Alexandre Almeida, Presidente do Município.

O programa “Uma máscara por quem nos protege” visa dotar todos os cidadãos dos meios de proteção contra a propagação da Covid-19, aproximar as pessoas das instituições que os protegem, colaborando simbolicamente com quem também “está na linha da frente” a proteger as pessoas e que neste momento atravessam um período de dificuldades económicas, pois muita da atividade de socorro que faziam está diminuída drasticamente.

A Câmara de Paredes garante, ainda, o fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) “aos Bombeiros, Cruz Vermelha, GNR, IPSS, pessoas infetadas com a Covid-19. Temos concentrado todos os esforços para minimizar os contágios na comunidade, em especial a população dos lares de idosos”, refere Alexandre Almeida.