Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Câmara de Paredes celebra o 7º aniversário do Centro de Interpretação das Minas de Castromil com vídeo sobre a exploração do ouro

Câmara de Paredes celebra o 7º aniversário do Centro de Interpretação das Minas de Castromil com ...
4_1cimocb_5_1_1024_571
cimocb1_1_1024_500
22 Abril 2020

O Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas – CIMOCB, localizado na freguesia da Sobreira, Paredes, comemora esta quarta-feira, 22 e abril, o 7º aniversário.

Para celebrar a data, a autarquia disponibiliza no site o vídeo "Divulgação Científica sobre Minas de Ouro de Castromil”, do Geólogo e Professor da Faculdade de Cências da Universidade do Porto, Alexandre Lima, que é mostrado aos visitantes do CIMOB.

Junto às Minas de Ouro de Castromil, no CIMOCB, antes de partirem para a visita às minas, cada visitante fica ainda a conhecer um pouco da história Terra. Refira-se que é também na data de hoje, 22 de abril, que é celebrado o dia Mundial da Terra.

O vídeo “Divulgação Científica sobre Minas de Ouro de Castromil” já está disponível no Youtube e no site.

Links:
Youtube - https://youtu.be/IwdUpFwDYCQ
Site - https://www.cm-paredes.pt/pages/915

 

INFORMAÇÃO ADICIONAL:

Em Paredes, na região de Castromil e das Banjas encontram-se importantes vestígios das explorações auríferas do tempo dos romanos.
Deste modo, o Município ao reconhecer as potencialidades patrimoniais geomineiras do concelho cria em 2013, o Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas (CIMOCB), cujo principal objetivo é a valorização e divulgação do Património Geológico, Arqueológico e Cultural de Paredes.
Este espaço dinâmico e inovador, com um discurso expositivo claro, simples e apelativo vocacionado para os diferentes públicos, surge como um local de acolhimento e ponto de partida para as visitas às Minas de Ouro de Castromil, desenvolvidas e promovidas há alguns anos pelo Município de Paredes em parceria com o Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP.
Neste centro o visitante é despertado para temas, relacionados com a ocorrência do ouro e sua exploração pelos romanos, que integram as áreas das ciências e da história como a geologia, a arqueologia mineira, a mineração e a ocupação romana do território. Deste modo, e de acordo com os objetivos de quem nos contacta, procuramos o uso de linguagem técnica, mas ao mesmo tempo adequada às diferentes solicitações.
O CIMOCB, tal como as Minas de Ouro de Castromil, integra o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e a Rede Ibérica de Espaços Geológicos.

Top