SUGESTÃO DE LIVROS | POR AIRES MONTENEGRO

aires_montenegro
24 Abril 2020

Na última sexta-feira de cada mês, os autores convidados do "Café Literário" partilham sugestões de livros e de leituras. O primeiro convidado é o Professor Aires Montenegro que também nos conta a escolha do "Romance da sua vida".

O LIVRO DA MINHA VIDA: GUERRA E PAZ, de LEV TOLSTÓI

GUERRA E PAZ é um romance que é um universo. Tendo como pano de fundo a invasão da Rússia por Napoleão, é todo um universo que visitamos acompanhados pelos dois personagens masculinos principais, Andrei Bolkônnski e Pierre Bezúkhov.
Do Príncipe Andrei recordo com emoção o início de uma paixão: tinha ficado viúvo, depois de ter sido ferido em Austerlitz. Era Outono e foi visitar a quinta dos Rostov, os pais de Natacha. À entrada, contemplou tristemente um velho carvalho despido de folhas, como se fosse a sua alma despida e nua. Passado o Inverno, durante o qual se apaixonou por Natacha, regressou era já Primavera, e encontrou o carvalho pujante de vida a renascer, e desta vez contemplou-o cheio da esperança também nele renascida pela paixão por Natacha.
No entanto, o personagem principal é Pierre Bezúkhov, o homem-oceano desta viagem inesquecível, o eterno apaixonado silencioso de Natacha. Pierre Bezúkhov é um verdadeiro universo, o personagem que nos acompanha nesta “viagem indispensável ao interior de nós mesmos”, como escreveu António Lobo Antunes.
Como é óbvio, um universo não cabe numa poucas de linhas, mas umas poucas de linhas podem apontar o caminho do Universo:
Leiam este romance magnífico!

Para não viverem sós este recolhimento, recomendo estas obras, só de autores portugueses (podiam ser tantos mais… mas para já vão estes):
A Relíquia - Eça de Queiroz
Novelas do Minho - Camilo Castelo Branco