Funcionários das Secundárias do Concelho de Paredes recebem formação do Exército sobre desinfeção das escolas

06 Maio 2020

Esta quarta-feira, 6 de maio, mais de uma centena de assistentes operacionais do Ministério da Educação e funcionários da autarquia de Paredes recebem formação dos técnicos das Forças Armadas no âmbito das boas práticas sobre higienização, no contexto da luta contra o COVID-19, para preparar a reabertura das escolas.

As aulas presenciais para os alunos do 11º e 12º anos serão retomadas a partir de 18 de maio.

A ação de sensibilização e demonstração sobre higienização e desinfeção dos estabelecimentos escolares decorre na Escola Básica e Secundária de Lordelo, na Escola Básica e Secundária de Vilela, na Escola Básica e Secundária de Paredes, na Escola Secundária Daniel Faria, em Baltar, e na Secundária de Paredes.

Participaram nesta ação formativa as funcionárias da Creche da Expansão que prevê também a reabertura na próxima segunda-feira, 18 de maio.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, presente nesta ação, assegurou que “todos os estabelecimentos de ensino de Paredes estão a ser devidamente preparados e higienizados para receber alunos, professores e auxiliares da ação educativa neste regresso às aulas presenciais. A autarquia continua a adotar medidas para combater a pandemia para voltarmos à normalidade”.

Nesta sessão de sensibilização e formação, os militares do Exército português deram orientações sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção individual, procedimentos de limpeza e desinfeção e gestão de resíduos.

Segundo a orientação normativa da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e as Forças Armadas, as salas de aula devem ser limpas sempre que haja mudança de turma e os refeitórios imediatamente após a utilização de um grupo e antes de outro entrar nesse mesmo espaço.