SEMANA DO AMBIENTE 2020 | Município de Paredes dedica uma semana ao Ambiente de 18 a 24 de maio

17 Maio 2020

A Câmara Municipal de Paredes dedica uma semana à sensibilização ambiental com diversas atividades dinamizadas online (Facebook e Instagram), atendendo aos condicionalismos da pandemia COVID-19. Assim sendo, entre os dias 18 e 24 de maio são realizadas várias ações que permitem chamar à atenção da população em geral e da comunidade escolar em particular para o ecossistema, sustentabilidade ambiental, valorização e preservação do meio ambiente.

Nesta semana focada nas questões ambientais, o Pelouro do Ambiente relembra a atividade do Horto Municipal e irá evocar dias comemorativas como o Dia Internacional do Fascínio das Plantas (18 de maio), o Dia das Eco-Escolas Municipal (19 de maio), o Dia Mundial das Abelhas e o Dia Europeu do Mar, celebrados dia 20 de maio, o Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural, que será comemorado a 21 de maio com uma exposição de fotografia “Aves de Paredes” do fotógrafo José Fajardo.

Já o Dia Internacional da Biodiversidade será evocado a 22 de maio com a Exposição “Árvores com história” – CRE Porto. O programa da “Semana do Ambiente” contempla ainda o Dia Mundial da Tartaruga (23 de maio) e o Dia Europeu dos Parques Naturais que encerra o conjunto de iniciativas com a exibição do filme/documentário do Parque das Serras do Porto, no dia 24 de maio.

O Município irá partilhar nas redes sociais ao longo da semana Eco-Trilhos do território de Paredes, exposições fotográficas de espécies existentes no Concelho e vários trabalhos realizados pelos alunos do projeto Eco-Escolas.

O programa da semana do ambiente lança ainda vários desafios às 18 Eco-Escolas como a partilha de receitas saudáveis, o incentivo à sementeira de plantas, a publicação de fotografias, desenhos e colagens de abelhas como agentes polinizadores.

A semana do Ambiente, promovida pelo Município de Paredes, conta com parceiros diversos, desde a Ambisousa, CRE.Porto, ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Projeto Eco-Escolas, Sociedade Ponto Verde e Aprisof – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira.