SEMANA DO AMBIENTE 2020 | “A Importância das Abelhas e dos Polinizadores para a Agricultura, Ambiente e Economia” em debate no âmbito da semana do ambiente de Paredes

foto_1
foto_2
foto_3
20 Maio 2020

No Dia Mundial da Abelha, comemorado a 20 de maio, a Federação Nacional de Apicultores de Portugal junta-se à Semana do Ambiente de Paredes e promove esta quarta-feira um workshop online que iniciará às 15h00.

O workshop “A Importância das Abelhas e dos Polinizadores para a Agricultura, Ambiente e Economia” é gratuito e os apicultores ou o público interessado podem participar através do Link: https://www.youtube.com/watch?v=gyhKnh7YnmU
Link da inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfK9ozxqXKV9ixAWZFzToorlu5UvqjNk17UjdJO_RTUWYFBrQ/viewform

Refira-se que a abelha é um dos seres vivos considerados insubstituíveis e um dos principais polinizadores de todo o mundo.

Dados de interesse:

O papel das abelhas é fundamental para a biodiversidade, sendo que o pólen que transportam de flor em flor permite que elas possam fecundar e reproduzir-se. 80% das plantas existentes dependem exclusivamente dos polinizadores para se reproduzir, produzindo os frutos e as respetivas sementes que garantem a continuidade da espécie.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou a celebre frase de Albert Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.

A utilização desmedida de pesticidas, o desmatamento e desflorestação em larga escala levam ao desaparecimento de muitas espécies melíferas que consequentemente, são dos principais fatores da extinção de muitas espécies de abelhas do planeta.

Segundo dados recolhidos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte, em 2019 estavam registados 42 apicultores com apiários instalados em Paredes, dos quais 27 são residentes no concelho. Existem ainda 64 apiários registados em Paredes.