Comissão de Defesa da Floresta de Paredes aprova Plano Operacional Municipal 2020

26 Maio 2020

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Paredes aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal para o ano 2020, na reunião presidida pelo Vereador da Proteção Civil do Município de Paredes, Elias Barros, realizada hoje, 26 de maio, na plataforma ZOOM.

O Plano Operacional Municipal (POM) do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios é elaborado anualmente e define a operacionalização no que respeita às ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais.

Refira-se que o POM, apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, contou com os contributos das entidades representadas na Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Paredes.

No Plano aprovado hoje estão definidos os meios humanos e respetivos contactos, os meios técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e deteção, fiscalização e primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. No documento abrange ainda informação sobre a coordenação no teatro de operações e a cartografia de perigosidade de incêndios e cartografia de apoio à decisão.

De salientar que este ano estão disponíveis 60 veículos para o combate aos incêndios e um meio aéreo de capacidade média, sedeado no Heliporto dos Bombeiros Voluntários de Baltar, afeto ao Distrito do Porto.

Assim, com este planeamento da Proteção Civil Municipal, pretende-se acautelar uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para desta forma circunscrever o seu desenvolvimento.

Recorde-se que o Concelho de Paredes tem cerca de 7 mil hectares de floresta sinalizada como prioritária nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira.
O POM de Paredes articula-se com as diretrizes do Plano Operacional Distrital, que, por sua vez, se baseia no contexto na Diretiva Operacional Nacional.