Semana do Ambiente do Município de Paredes realizada online envolveu mais de 10 610 alunos do pré-escolar ao ensino secundário

25 Maio 2020

Durante a semana do ambiente que decorreu entre os dias 18 e 24 de maio, a Câmara Municipal de Paredes envolveu mais de 10 610 alunos do ensino pré-escolar ao ensino secundário dos agrupamentos Daniel Faria Baltar, Cristelo, Lordelo, Paredes, Sobreira, Vilela e da Escola Secundária de Paredes. Nesta iniciativa participaram ainda os alunos dos colégios Casa-Mãe e Grande Colégio de Paredes, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa e do CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira.

O Vice-presidente da autarquia de Paredes, com o Pelouro do Ambiente, Francisco Leal, avalia as iniciativas da Semana do Ambiente “como muito positivas e muito participadas, atendendo à pandemia as atividades de educação e sensibilização ambiental assumiram um contexto diferente com as interações a decorrem pela via digital”. Francisco Leal, reforça, ainda, que “a adesão de um elevado número de alunos às ações ajudou a passar a mensagem da sensibilização ambiental e a chamar à atenção para a importância da preservação e defesa do ambiente”.

A Câmara Municipal de Paredes espera contribuir para um maior e melhor esclarecimento da população jovem e das suas famílias que conduzam à adoção de atitudes mais sustentáveis no que se refere ao ambiente.

A Semana do Ambiente contou com mais de duas dezenas de atividades dinamizadas online, durante sete dias, e focadas na sensibilização ambiental, preservação do ecossistema e da biodiversidade. As principais ações foram partilhadas nas redes sociais da Câmara Municipal, pelos parceiros que se associaram e pelas Eco-Escolas do Concelho de Paredes.

Através da colaboração dos parceiros associados, realizaram-se diversas atividades destinadas aos alunos, professores e comunidade em geral. Workshops, exposições fotográficas, receitas saudáveis e sementeira de plantas foram algumas das iniciativas que marcaram a semana dedicada à sensibilização ambiental.

A Câmara Municipal de Paredes agradece aos diversos parceiros envolvidos na Semana do Ambiente deste ano, desde o fotógrafo José Fajardo, a nutricionista Cristiana Leal, a Ambisousa, a Abae (Associação Bandeira Azul da Europa), Eco-Escolas, o Parque das Serras do Porto, a FNAP (Federação Nacional de Apicultores de Portugal), a Sociedade Ponto Verde, a Aprisof (Associação de Proteção do Rio Sousa e Ferreira), o Cre.Porto, Futuro, a Ader-Sousa (Associação de Desenvolvimento Rural Terras do Sousa), a Aspea (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e a Spea (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).