Autarquia de Paredes reabriu os Centros de Interpretação da Senhora do Salto e das Minas de Castromil

213_ad_1802_mg_5033
213_ad_1802_mg_5159
4_1cimocb_5_1_1024_571
centro_de_interpreta__o_da_sr___do_salto_1_1024_571
15 Junho 2020

O Centro de Interpretação da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, já reabriu ao público. A Câmara Municipal de Paredes conta com o acompanhamento de voluntários para as visitas e trilhos ao fim de semana. Durante a semana os visitantes devem efetuar marcação prévia. O Centro de Interpretação da Senhora do Salto, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), está limitado na lotação máxima, recebendo 10 pessoas por cada grupo.

A Senhora do Salto é um dos principais cartões de visita do Concelho de Paredes com um parque natural de paisagens únicas, integrado no Parque das Serras do Porto, classificado como Sítio de Importância Comunitária da rede de áreas protegidas da União Europeia (Natura 2000). O Centro de Interpretação proporciona aos visitantes uma viagem multimédia e interativa pela geologia, hidrografia, flora e fauna do parque. A Senhora do Salto é um local de peregrinação, envolto em lendas e culto religioso com o Rio Sousa como testemunha. As rochas quartzíticas formam o canhão de aspeto imponente que é também conhecido por “Boca do Inferno”.

As visitas aos Centros de Interpretação das Minas de Castromil e Banjas, na freguesia da Sobreira, também já estão disponíveis com reserva prévia para grupos entre 4 e 6 pessoas. Em Paredes, na região de Castromil e das Banjas encontram-se importantes vestígios das explorações do ouro do tempo dos romanos.

O CIMOCB, tal como as Minas de Ouro de Castromil, integra o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e consta do e-book “Minas e Geologia – Norte de Portugal” do Turismo Porto e Norte.

O acesso aos Centros de Interpretação implica o cumprimento das normas e recomendações da DGS, como o uso obrigatório de máscara, a desinfeção das mãos à entrada e saída, o distanciamento social entre visitantes e a etiqueta respiratória.

MAIS INFORMAÇÕES:

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA SENHORA DO SALTO – CISS
Largo da Senhora do Salto
4585-003 Aguiar de Sousa
GPS: 41º07’41.20’’N / 8º26’01.11’’W
Visita ao CISS por marcação prévia.

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DAS MINAS DE OURO DE CASTROMIL E BANJAS – CIMOCB
Morada: Sobreira
GPS: 41° 9'20.70"N/ 8°23'11.33"W
Visita ao CIMOCB por marcação prévia.

MARCAÇÃO DE VISITAS:

Loja Interativa de Turismo de Paredes