Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

mq1

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Aviso amarelo para o Distrito do Porto por causa do calor e risco máximo de incêndio

Aviso amarelo para o Distrito do Porto por causa do calor e risco máximo de incêndio
img_20200223_124140_1_1024_2500
img_7239_1_1024_2500
06 Julho 2020

Em risco máximo de incêndio com aviso laranja estão cerca de 40 concelhos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

Devido ao tempo quente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje, 6 de junho, sob aviso laranja os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro até às 21h00 desta segunda-feira também por causa das elevadas temperaturas máximas, com valores entre os 28 e os 30 graus.

Atendendo às elevadas temperaturas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para o perigo de incêndio rural.

No comunicado, a ANEPC sublinha que “é proibido fazer queimadas extensivas sem autorização, fazer queima de amontoados, utilizar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora de zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, e fumar ou fazer lume nos espaços florestais”.

Refira-se que o aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Top