12 sugestões para redescobrir Paredes de bicicleta

foral_sobrosa_2_696x464
igreja_s_tome_bitaraes__1_
17 Julho 2020

Este fim de semana, que seria de Festas da Cidade e do Concelho, viajamos mais uma vez por Paredes. Convidamos a sair de casa em segurança, cumprindo as recomendações da DGS, e a aproveitar o bom tempo em família e com os amigos usando a bicicleta. Veja as nossas sugestões e recorde 12 locais emblemáticos do Concelho de Paredes.

Reconhecido pelo seu património arquitetónico e paisagístico, pela indústria do mobiliário e pela interessante gastronomia, Paredes é, também, terra de desportistas.

Esta semana começamos por propor-lhe um passeio de bicicleta. O cicloturismo é uma nova forma de turismo. Mais ecológica, saudável e económica esta é a atividade ideal para fazer em família.

Em fim de semana de festa é hora de redescobrir a cidade sobre duas rodas! Junte a família e percorra umas das principais artérias da cidade, a Avenida da República e vistar a Igreja Matriz de Paredes.

Ao longo da Avenida da República encontrará uma exposição fotográfica dos Santos Padroeiros do Concelho de Paredes, como forma de assinalar as Festas da Cidade e do Concelho, em Honra do Divino Salvador. A exposição estará patente até ao dia 31 de julho. Uma vez que se encontra na Avenida da República tem a oportunidade de entrar na Igreja Matriz de Paredes e contemplar os vários altares que se preparam para as celebrações religiosas em Honra do Padroeiro. Esta trata-se de uma construção do século XIX, implantada numa plataforma elevada, o que a torna imponente não passado despercebida pelos olhares de quem lá passa.

Depois destas duas visitas culturais propomos-lhe uma volta de bicicleta pelo parque da cidade de Paredes. Aproveite o calor para passear pelos caminhos trilhados, brincar com os mais novos nos baloiços, fazer um piquenique na relva ou até mesmo fazer exercício físico usando, por exemplo, o campo de areia do Parque da Cidade.

Do centro do Concelho passamos para a freguesia de Sobrosa. Nesta localidade poderá encontrar a Associação de Cicloturismo de Sobrosa numa zona com história, bem no coração da Vila. Aqui, para além dos caminhos pedestres, poderá fazer uma visita pelos vários pontos de interesse arquitetónico. Começamos pela Igreja Paroquial de Santa Eulália. Esta destaca-se pela sua frontaria neoclássica, invulgar nesta região, e pelo seu interior com cinco altares de talha antiga dourada.

Lembramos, também, o calvário formado por 14 cruzes, a capela e casa da Torre de Baixo, com um retábulo magnífico em talha dourada e a ponte de Rial marcada pelo seu estilo românico.

Se há terras que se podem orgulhar do seu passado histórico, Sobrosa é uma delas. Recordamos que a Vila de Sobrosa comemorou em 2019 os 500 anos do Foral da Honra de Sobrosa. A 15 de outubro de 1519, o rei D. Manuel I concedeu Foral Novo à Honra de Sobrosa, um documento que espelha a influência que esta terra exercia sobre várias freguesias dos atuais concelhos de Paredes, Lousada e Paços de Ferreira.

A poucos quilómetros da freguesia de Sobrosa, encontrará Beire. Aqui poderá usufruir de uma zona verde, onde pode fazer convívios, piqueniques com os amigos e muito mais. Este parque de lazer coloca ao dispor dos mais pequenos algumas infraestruturas para que estes se possam divertir.

A freguesia de Beire caracteriza-se essencialmente pela sua ruralidade ostentando uma natureza verdejante com um arvoredo tipicamente frondoso. Um dos cartões de visita de Beire é o chamado “Santinho de Beire”. Este santinho é objeto de veneração pública de muitos fiéis que se deslocam em peregrinação à capela onde se encontra. O cadáver do homem, exposto num túmulo de vidro, não tem qualquer reconhecimento eclesiástico, pelo que a devoção é totalmente de cariz popular. Pode ainda visitar a Capela de S. Luís de Beire.

Se ficou a pensar no “Santinho de Beire” não se preocupe. Tem agora a oportunidade de passear pela próxima localidade, Bitarães. As Igrejas e Capelas são um elemento característico de Paredes. Por todo o Concelho encontrará imensos edifícios religiosos bem característicos da época. Em Bitarães, sugerimos a visita à Igreja de São Tomé de Bitarães e à Capela da Sr.ª dos Chãos.

A primeira, classificada como imóvel de interesse público, caracteriza-se pela fachada principal revestida de azulejos e pelo teto de madeira inteiramente decorado por caixotões pintados. O interior do templo é de uma beleza ímpar sendo necessário algum tempo para apreciar a magnífica talha dourada do altar-mor. A segunda, destaca-se pelos azulejos azuis na parte exterior frontal e pelo largo envolvente que funciona como lugar de encontro e convívio em diferentes momentos.

Para terminar o roteiro desta semana sugerimos a visita a mais duas freguesias vizinhas, Cristelo e Duas Igrejas.

Em Cristelo, poderá disfrutar de uma vista privilegiada sobre a cidade de Paredes no miradouro “Mónade do Alto”. Neste local pode ainda fazer o percurso da serpente, na colina do Carvalhal, ou aproveitar a área de lazer do escadório e do anfiteatro.

Na freguesia de Duas Igrejas tem a oportunidade de visitar a Igreja Matriz, a Capela Espírito Santo e o Calvário.

Esta semana, pegue na sua família e passeie pelo Concelho de Paredes cumprindo sempre as normas de segurança da Direção-Geral da Saúde.