Este domingo às 20h00 entra em vigor a Situação de Alerta em Portugal devido ao significativo agravamento do risco de incêndio. A medida prolonga-se até às 23h59 horas do dia 4 de agosto em todo o território continental, segundo o Governo, em nota divulgada pelo Ministério da Administração Interna.
Refira-se que a decisão foi tomada "face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural". Assim sendo, há necessidade de se "adotar medidas preventivas e especiais de reação", frisa o mesmo documento.
Lê-se no comunicado do Ministério da Administração Interna que serão aplicadas algumas medidas de carácter excecional, nomeadamente a "proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem; "a proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração"; a proibição da utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos; e ainda a "proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos".
Siga as indicações e recomendações das autoridades, da Proteção Civil de Paredes, dos Bombeiros e da GNR.