ÚLTIMA FASE DA NOVA ETAR DE ARREIGADA ENTROU EM FUNCIONAMENTO

31 Agosto 2020

A última fase da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Arreigada, entrou em funcionamento esta segunda-feira, 31 de agosto, com o arranque do tanque de tratamento biológico.

Segundo os técnicos, "este moderno e inovador sistema de ultrafiltração trabalhará de forma progressiva, com acréscimos diários de quantidades de efluente, até se atingirem os caudais definidos no projeto, situação que vai durar entre 4 a 6 semanas, findas as quais o sistema ficará a funcionar em pleno, com todo o efluente devidamente tratado".

Esta tarde, para assinalar a entrada em funcionamento da nova ETAR de Arreigada, obra orçada em 5,1 milhões de euros, realizou-se uma visita onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, o Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, o Secretário da Junta de Freguesia de Frazão/Arreigada, José Teixeira.

Com entrada em funcionamento deste equipamento em pleno, prevê-se a resolução da poluição do Rio Ferreira.

A ampliação e reabilitação da ETAR de Arreigada, agora concluída, vem dar resposta aos constrangimentos do anterior equipamento, nomeadamente, à incapacidade para comportar hidraulicamente o afluxo de águas residuais registado.

Com a entrada em funcionamento pleno, prevista para as próximas semanas, esta nova ETAR assegurará a ampliação das linhas de pré-tratamento e de tratamento biológico, bem como da linha de lamas, garantindo o aumento da capacidade da ETAR para um volume médio de 10.000 m3/dia e um volume de ponta horária de 1.000 m3/dia.