Paredes assinala a abertura do Ano Letivo 2020/2021 com Webinar sobre a “Identidade na era das Apps”

Paredes assinala a abertura do Ano Letivo 2020/2021 com Webinar sobre a “Identidade na era das Ap...
12 Setembro 2020

A Câmara Municipal de Paredes assinalou esta sexta-feira, 11 de setembro, a abertura do Ano Letivo 2020/2021 com uma sessão de formação realizada, via digital, na plataforma Zoom e presencial, na Escola Básica e Secundária de Sobreira com o tema “Identidade na era das Apps”.

O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, presidiu à abertura da ação de formação destinada a professores, encarregados de educação e toda a comunidade escolar.

Alexandre Almeida, na sua intervenção via online, sublinhou “todo o esforço que o Município tem desenvolvido para melhorar as condições escolares”. O autarca reforçou ainda “o trabalho feito em termos de condições para que possamos ir ao encontro daquilo que são os interesses dos nossos alunos, professores e todos aqueles que coabitam nas nossas escolas”.

A sessão foi moderada pelo Vereador do Pelouro da Educação, Paulo Silva, que destacou a “importância de pensarmos nestas novas dependências geradas pela área informática”.

A formação foi orientada por Paula Dias, coordenadora da Prevenção do Centro de Respostas Integradas Porto Oriental da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da Administração Regional de Saúde do Norte, que abordou os vários riscos, oportunidades e desafios existentes no online.

A oradora frisou que, atualmente, estão cada vez mais a “intervir e a realizar programas relacionados com os comportamentos aditivos sem substância, como por exemplo os smartphones”, chamando também à atenção para a importância de se “diminuirem os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção relacionados com estas novas dependências da era digital" e apresentou vários cuidados e dicas que os pais devem ter com os filhos quando estes utilizam a internet.

Nesta sessão, organizada de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde, participaram, ainda, Pedro Silva, Diretor do Agrupamento de Escolas de Sobreira, e Amélia Pimenta, representante do Serviço de Administração Regional de Saúde do Norte.