Campanha de vacinação e identificação eletrónica dos animais em Paredes de 7 de outubro a 21 de novembro

received_2012056188819070_1_1024_2500
03 Outubro 2020

No Município de Paredes, a campanha de vacinação de cães e colocação de microchip inicia-se na próxima semana, sendo os primeiros locais de concentração Mouriz, Sobrosa, Cete e Gandra.

A campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica dos animais pelas freguesias do Concelho de Paredes decorre de 7 de outubro a 21 de novembro, com o acompanhamento da Médica Veterinária Municipal.

O agendamento é obrigatório e deve ser feito através do 255 781 013 ou 255 788 996.

O serviço de vacinação antirrábica e a identificação eletrónica pode ainda ser feito no Centro de recolha de canídeos (Ecocentro de Cristelo), às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30 por marcação prévia, através do 255 781 013.

A vacina tem o custo de 10,00 euros, a vacina e o microchip de 12,50 euros. A taxa do Boletim Sanitário é de 1,00 euro.

A Vacinação Antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses.

Esta vacinação visa prevenir doenças graves e é fundamental para a saúde de animais e também a saúde dos seus donos. No caso dos gatos, a Vacinação Antirrábica não é obrigatória, mas aconselhada.

A Identificação Eletrónica dos Animais é determinante para efeito de prova da propriedade e a origem dos cães e gatos, evitando roubos e permitindo a recuperação de animais perdidos. A colocação do “chip” pode contribuir para o controlo de questões sanitárias, jurídicas e humanas, diminuindo, de certa forma, o abandono dos animais domésticos.

Atendendo às recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) são obrigatórios o uso de máscara e o cumprimento do distanciamento de, pelo menos, dois metros entre cada detentor juntamente com o respetivo animal. Das regras da DGS recomenda-se a lavagem e desinfeção das mãos e o respeito pelas normas de etiqueta respiratória.

Consulte aqui o edital de Paredes com os horários e locais ou entre em contacto com a Junta de Freguesia ou Câmara Municipal.

anexo_editalparedes