O Município de Paredes assinalou as comemorações do 110.º aniversário da Implantação da República com a apresentação do livro “Paredes e a Primeira República”, de Ivo Rafael Silva, autor e investigador natural da freguesia de Recarei. A obra é uma edição da Câmara Municipal de Paredes em parceria com o Centro de Estudos Interculturais do ISCAP (P.Porto).
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, sublinhou que o Concelho de Paredes "vive um momento de desenvolvimento, um período positivo". Segundo o autarca "temos projetos em curso e uma câmara com contas controladas. As escolas têm tido um trabalho notável, os empresários fazem tudo para vencer esta crise. Estamos no bom caminho. Estou certo que estamos a construir o futuro. O ciclo em que vivemos ficará na história pela positiva”.
Ivo Rafael Silva referiu que “A Primeira República foi o soco no estômago no conservadorismo paredense”, afirmando que "este território foi terreno fértil de acontecimentos que nos auxiliam no entendimento do contexto nacional".
A Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, apresentou um texto ficcionado da sua autoria evocando a "Bandeira da Castrália", que Adriano Moreira de Castro hasteava no "5 de outubro", em Louredo.