Câmara de Paredes e Aprisof realizaram ação de monitorização e limpeza da Ribeira de Baltar, no Parque Urbano de Cete

img_20201023_wa0011
img_20201023_wa0007
img_20201023_wa0006
img_20201023_wa0004
img_20201023_wa0008
03 Novembro 2020

A Aprisof (Associação para a Proteção do Rio Sousa e Ferreira) com o apoio do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Paredes realizou na passada semana uma ação de monitorização e limpeza das margens da Ribeira de Baltar, no Parque Urbano de Cete.

“Os pontos principais desta ação de monitorização estão relacionados com a preservação do ambiente e das espécies autóctones/nativas, logo, tudo o que seja prejudicial para o seu normal funcionamento deve ser removido ou registado para acompanhar o seu desenvolvimento e posterior remoção”, refere o professor Ângelo Neto, da Aprisof.

Nesta atividade foram recolhidos os resíduos depositados na margem e no leito da ribeira, onde a grande maioria são plásticos.

A Aprisof e o pelouro do Ambiente do Município de Paredes fizeram também o controlo de espécies consideradas invasoras. Nesta atividade, João Costa, engenheiro do Ambiente da autarquia, identificou “principalmente a “erva-da-fortuna” como é vulgarmente conhecida, e que estava a ocupar algumas manchas da vegetação ripícola, impedindo que as plantas nativas se possam desenvolver”.

Outras espécies que foram avistadas, mas onde a mancha de invasão é já significativa e precisará de uma intervenção mais demorada, foi o caso da “tintureira”, que foi registada e será intervencionada num futuro próximo para evitar a sua propagação no local.

Foi ainda possível fazer o registo de algumas espécies da fauna e flora locais que após um trabalho mais intensivo e exaustivo poderá dar origem a um recurso pedagógico a ser explorado pela Escola Básica de Cete em 2021.

Estas ações terão lugar periodicamente e poderão vir a ser realizadas nos Rios Ferreira e Sousa, duarante o próximo ano.