Projeto 'Voz amiga' do Município de Paredes disponibiliza apoio psicológico gratuito à população mais idosa

Projeto "Voz amiga" do Município de Paredes disponibiliza apoio psicológico gratuito à população ...
06 Novembro 2020

Esta semana entrou em funcionamento o projeto “Apoio Psicológico / Voz Amiga” que promove o apoio psicológico gratuito à comunidade idosa do Concelho de Paredes e a quem mais precisa.

A iniciativa é do Pelouro de Ação Social do Município de Paredes que disponibilizou uma equipa de cinco psicólogas a fim de acompanhar e minimizar o isolamento dos idosos que frequentavam os centros de dia e que, agora, permanecem nas suas residências por força da pandemia.

O Serviço de Ação Social do Município de Paredes coloca as psicólogas e utentes a falar diretamente através de chamada telefónica com o objetivo de assegurar a intervenção psicológica em crise a todos os que dela necessitem no atual contexto de pandemia da Covid-19.

O projeto “Apoio Psicológico / Voz Amiga” tem como missão “apoiar a comunidade paredense ao assegurar o acesso equitativo e gratuito a intervenção psicológica no atual cenário da pandémico”, sublinha a Vereadora da Ação Social Beatriz Meireles.

Para promover a saúde mental e bem-estar dos mais idosos, a autarquia disponibilizada o contacto telefónico 966245525.

Cerca de 30 idosos já receberam acompanhamento psicológico esta semana. Foram inscritos pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social, mas qualquer pessoa que pretenda apoio psicológico pode usufruir do serviço.

O serviço “Apoio Psicológico / Voz Amiga” efetua-se via telefone aos utentes e presencial (em casos especiais).

A comunicação feita através do sistema telefónico "é confidencial e salvaguarda os direitos dos utentes".

A juntar ao apoio psicológico “Voz Amiga”, a Câmara Municipal de Paredes dispõe do Projeto de Teleassistência que faz o acompanhamento dos idosos beneficiários do projeto. Atualmente, é realizada a monitorização e gestão dos equipamentos colocados (43 equipamentos) que presta apoio a 47 idosos.

Refira-se que é feito o acompanhamento, monitorização e informação Covid-19, por contacto semanal aos idosos em Teleassistência.

Para a Vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles, “este é um programa da autarquia de Paredes que melhora a qualidade de vida dos nossos idosos, uma vez que alia a utilidade, às novas tecnologias e ao serviço de proximidade a uma população vulnerável à solidão e tão carente de afeto e de atenção”.

O Projeto de Teleassistência – Serviço de Proximidade a Idosos é um serviço de apoio a pessoas com mais de 60 anos e que são suficientemente autónomos para viverem sós, que querem preservar a sua autonomia evitando viver com familiares ou porque simplesmente não têm família que os integre.