Café Literário com Silvina Conceição Rodrigues | Homenagem ao Padre Manuel Pinto Prêda

livro_capa
06 Novembro 2020

A autora Silvina Rodrigues, natural da freguesia de Duas Igrejas, concelho de Paredes, é a convidada do Café Literário desta sexta-feira, 6 de novembro.

A tertúlia habitualmente moderada pela Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, na Biblioteca Municipal da Cultura, na companhia do(a) autor(a) e dos amigos da cultura, mas atendendo à pandemia e ao cancelamento dos eventos presenciais, o Café Literário de novembro vai decorrer no formato digital, “sem café e sem conversa”, apenas com a apresentação do livro «Do Silêncio à Saudade» de Silvina Rodrigues, editado em 2017, uma homenagem ao Padre Manuel Pinto Prêda.

Silvina Rodrigues nasceu em 1960. Tem o 9º ano de escolaridade. Uma nota manuscrita do seu bisavô desencadeou o interesse pela escrita e também pela descoberta da sua árvore genealógica.

Em 2017, lança o primeiro livro, como resultado da compilação de uma série de documentos e fotografias que dão a conhecer uma importante personalidade da paróquia de Duas Igrejas e Cristelo – Padre Manuel Pinto Prêda. Foi feita uma edição de 1000 exemplares cuja venda ou doação reverteu a favor de diferentes instituições.

Sobre o livro
«Do Silêncio à Saudade»
Um livro que, de um jeito simples, traz muita recordação e lembrança de um tempo que não volta mais. Uma homenagem tardia, mas sempre a tempo.
Alguém comentou: - “Só agora?”

Não sendo iniciativa minha, mas um pedido de alguém que, no meu entender, obteve graça por meio deste homem que dizem: - “Era um santo”.

Padre Manuel Pinto Prêda, homem que não agradou a todos. Simples, humilde e para com os necessitados bastante generoso, a ponto de dar do que era seu e que fazia falta em sua casa. Viveu em tempos difíceis, andava a pé, à boleia, de bicicleta ou motorizada. Anos mais tarde, conduziu um pequeno carro oferecido pelo povo da freguesia, teve acidentes e esteve para ser preso pelo facto da sua carta ser falsa.

Com grande dom para a escrita compunha grandes discursos, que comovia e movia multidões, em dia de festa de Nossa Senhora do Ó e da Profissão de Fé.
Nascido a 11-02-1911, paroquiou Duas Igrejas e Cristelo durante quarenta e quatro anos e faleceu no mesmo dia e mês do ano de 1984.

Um padre sempre presente e próximo, pelo que este livro procura, dentro da sua simplicidade, dar a conhecê-lo.

Nem tudo se encontra neste livro. Não tendo sido possível transcrever factos verídicos narrados na primeira pessoa, os mesmos serão divulgados numa próxima oportunidade.

Café Literário - Novembro