Câmara de Paredes assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com Grupo de Trabalho para a Inclusão

03 Dezembro 2020

A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o CLDS 4G – Projeto “Paredes Integra”, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se celebra esta quinta-feira, 3 de dezembro, com a entrega de telas e materiais de pintura aos participantes do Grupo de Trabalho para a Inclusão.

Este grupo de trabalho, representado pelo Pelouro da Ação Social e pelo Pelouro do Desporto, tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais identificados com maiores níveis de fragilidade social.

O material foi distribuído pelos seis Agrupamentos Escolares do Concelho, pela Escola Secundária de Paredes, pela Associação para a Inclusão de Jovens e Adultos (AIJA), pelo Emaús, pela Obra de Assistência Social de Sobrosa e pela Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Local de Paredes (APD), tendo em conta o número de participantes.

Esta ação dará a oportunidade de, individualmente ou em grupo, os participantes expressarem a sua própria face à diferença, às dificuldades e às limitações com que eles próprios se deparam. Posteriormente, realizar-se-á uma Exposição de Pintura com os trabalhos, a inaugurar no dia 2 de abril do próximo ano, data em que se assinala o Dia Mundial de Consciencialização do Autismo.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) pretende sensibilizar a opinião pública para as questões relacionadas com esta problemática. Mais que um dia, esta data simboliza a oportunidade de mais uma vez refletirmos sobre o papel e o lugar das pessoas com deficiências na sociedade e o que podemos fazer em prol da sua inclusão.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INFORMAÇÃO ADICIONAL | BALCÃO DE INCLUSÃO

>> O Balcão de Inclusão presta um serviço de atendimento especializado na temática da deficiência/incapacidade, nomeadamente informações sobre:

• Respostas sociais (Lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.);
  • Emprego e apoios para entidades empregadoras;
  • Prestações sociais (subsídios e apoios);
  • Produtos de Apoio/Ajudas Técnicas;
  • Centros de recursos para inclusão;
  • Formação Profissional;
  • Intervenção Precoce;
  • Benefícios fiscais;
  • Acessibilidades;
  • Transportes;
  • Educação.

Destinatários/as:
Pessoas com deficiência/incapacidade e familiares, público em geral que procura informação sobre temáticas da deficiência/incapacidade.

Atendimento Presencial:
Segunda - 9h00-12h30