Câmara relança Cancioneiro de Paredes

04 Dezembro 2020

O Município de Paredes está a promover a atualização do Cancioneiro de Paredes, através do Pelouro da Cultura que fará a recolha e registo de músicas, tradições, entre outros temas, com o objetivo de preservar e perpetuar para as gerações vindouras as tradições e os costumes do passado.

Recorde-se que a primeira recolha foi iniciada em 1948, por Carlos Lopes Cardoso, publicada parcialmente na revista Douro Litoral, em 1949 e posteriormente compilada em 1963 intitulada “Cancioneiro Popular de Cete” em coautoria com José Nunes D’Oliveira.

Em 1971, Monsenhor Moreira da Neves publicou “Terra Verde” um cancioneiro no qual dedica a Paredes e a todas as suas freguesias.

O projeto “Culturinha sai à Rua” contará com o contributo de todos os paredenses. “Certamente, já ouviu os seus avós, pais, tios ou outros conhecidos a cantar belas melodias ou lengalengas, muitas vezes, até, sobre a nossa terra”.

A recolha de testemunhos e tradições permite imortalizar o nosso património cultural. Assim sendo, os contributos de hinos; canções antigas (muitas vezes associadas ao trabalho do campo, lavadouros, carreteiras, etc.); lengalengas; mezinhas; jogos infantis (corda, elástico, palmas, etc.) podem ser remetidos, preferencialmente, em formato vídeo, mas também áudio, texto, ou outro formato.

Também há a possibilidade de agendar a visita do colaborador para recolha e gravação.

Mais informações: cultura@cm-paredes.pt ou 255 780 446