COMEMORAÇÕES BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JOSÉ GUILHERME PACHECO: ALUNOS DE PAREDES PODEM CONCORRER ATÉ 25 DE MARÇO AOS CONCURSOS DE ARTES PLÁSTICAS E LITERÁRIO

img_1927
21 Janeiro 2021

No âmbito das comemorações do Bicentenário do nascimento de José Guilherme Pacheco – 10 de fevereiro de 1821 – 10 de fevereiro de 2021, o Município de Paredes lançou o concurso dos Prémios de Artes Plásticas e Literário subordinado ao tema: “O tempo e a figura de José Guilherme Pacheco”, procurando envolver a comunidade escolar do Concelho na celebração da efeméride.

A apresentação de trabalhos decorre de 25 de janeiro a 25 de março e o resultado final das propostas vencedoras será anunciado a 30 de abril de 2021.

Há prémios monetários simbólicos neste concurso que terminará numa exposição concelhia de rua. Esta é a forma de envolver e de a incentivar o universo escolar para a descoberta da figura histórica José Guilherme Pacheco e simultaneamente dando impulso à criatividade artística e literária. Esta iniciativa da Câmara de Paredes conta com a parceria do CLDS-4G.

Os pelouros da Cultura e da Educação apresentaram já o desafio às escolas do Concelho para os alunos participarem nas comemorações do Bicentenário do nascimento de José Guilherme Pacheco, uma das principais figuras históricas de Paredes, dos finais do século XIX, por toda a dedicação e contributo que deu para o progresso do nosso território, enquanto presidente de Câmara Municipal, consubstanciado na rede viária, construção de edifícios escolares, na implementação do telégrafo, na passagem do comboio, entre outras obras que, manifestamente se enquadram, na chamada “política do fontismo”, cuja matéria faz parte integrante dos programas curriculares do ensino.

No dia 10 de fevereiro celebram-se os 200 anos do nascimento de José Guilherme Pacheco, assim sendo, o Município de Paredes vai assinalar, o seu Bicentenário através de um programa com atividades diversas, com especial destaque para a Conferência temática, incluindo também dinâmicas dirigidas ao público escolar, de modo a proporcionar o melhor conhecimento desta importante personalidade da História Local, mas cujas ações se enquadram na História Nacional.

LER AQUI: NORMAS DO CONCURSO

premioliterario_artistico_exp