Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

#CULTURA EM CASA // APONTAMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA | CONHEÇA AS PARTICULARIDADES DA CAPELA DE SÃO JOSÉ

#CULTURA EM CASA // APONTAMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA | CONHEÇA AS PARTICULARIDADES DA CAPELA DE SÃO...
capela
SJosé 015
Painel de azulejo
Escultura
21 Janeiro 2021

O Município de Paredes apresenta “Apontamentos da Nossa História” dando a conhecer os elementos históricos que revelam e constituem a particularidade do património do Concelho.

Assim, na terceira quinta-feira de cada mês, Antónia Silva, responsável pela Unidade de Património Cultural, Biblioteca e Arquivo do Município de Paredes, abre a porta da história, das curiosidades que distinguem o património cultural e os monumentos paredenses.

Esta quinta-feira, 21 de janeiro, na estreia desta rúbrica conheça os detalhes da Capela de São José.

Capela de São José, desde quando?

A Capela de São José localiza-se em Castelões de Cepeda desde o século XVIII. Caracteriza-se por um volume único de planta retangular, rematada superiormente por cornija. A fachada principal de porta de verga reta, ladeada por dois óculos, cunhais em cantaria apilastrados e no vértice sobressai uma cruz simples.

Porém, a sua construção foi erigida num outeiro que se chamava Monte de São Miguel, junto à via pública, “Estrada da Cepeda” e de invocação a Jesus, José e Maria.

Com efeito, o conjunto escultórico mais antigo desta capela representa a Sagrada Família de Nazaré (Jesus, José e Maria) mas, com a particularidade de iconograficamente apresentar atributos que a diferencia, designadamente a postura de caminheiros, com chapéus de abas reviradas, São José com botas calçadas e bastão na mão e o menino Jesus já crescido pela mão dos pais. Estas particularidades permitem-nos dizer que estamos perante a representação da passagem bíblica - o Regresso do Egito – (Mateus 2, 19-23) - na sequência da fuga à perseguição do Rei Herodes.

Contudo, nos finais do século XIX, quando da visita e bênção da capela, a favor de Sebastião de Albuquerque do Amaral Cardoso, em 1886, terá sido formalizada a designação de Capela de São José, tão bem corporizada na fachada principal pelo painel de azulejo.

Janeiro de 2021
Antónia Silva

 

Capela

Escultura

Painel de azulejo

SJosé 015

Conteúdo atualizado em21 de janeiro de 2021às 20:36
Top