Os hinos do Centro Escolar de Mouriz e do Jardim de Infância de Estrebuela são dois dos cinco grandes vencedores, entre as quase 500 escolas concorrentes de todo o País, do concurso nacional «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
A criatividade e a originalidade das letras e dos videoclips foram uma vez mais os critérios de escolha do júri composto por diversos nomes de referência no panorama artístico português, que avaliou os hinos candidatos e selecionou três das escolas entre as 80 finalistas apuradas pela votação do público e mais dois entre as 400 que não foram escolhidas para finalistas.
Para além das duas escolas do concelho de Paredes, as restantes três, e não obedecendo a qualquer ordem, foram a EB1/PE Ribeiro de Alforra (Câmara de Lobos, Madeira), a EB1 da Venda do Pinheiro (Mafra, Lisboa) e a EB1 de Vila do Bispo (Vila do Bispo, Faro). O Centro Escolar de Mouriz venceu o prémio pelo segundo ano consecutivo, enquanto o Jardim de Infância de Estrebuela se estreou a vencer.
O projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal, concebido especificamente para motivar as crianças entre os 2 e os 10 anos a adotar e manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, através de um modelo motivacional inovador desenhado para jardins-de-infância e escolas básicas do 1.º ciclo.
Os dois estabelecimentos de ensino de Paredes receberam os prémios, esta quinta-feira, 11 de maio, durante uma festa organizada pela APCOI, no Centro Escolar de Mouriz.