SUGESTÃO DE LIVROS | POR SÍLVIO SILVA

26 Fevereiro 2021

Esta sexta-feira apresentamos a sugestão de livros e leituras do arquiteto e autor Sílvio Silva, nascido em Lordelo, que nos apresenta "O Processo" de Kafka como o romance da sua vida.

O livro da minha vida: “A Metamorfose”, de Franz Kafka

“A Metamorfose” foi escrita em 1912, dois anos antes do início da Primeira Guerra Mundial, e conta a história do Gregor Samsa, que suporta financeiramente a família e que um dia acorda metamorfoseado num inseto, “Certa manhã, ao despertar de sonhos agitados, Gregor Samsa deu consigo na cama transformado num insecto”, com este imprevisto, os pais e a irmã veem-se obrigados a enfrentar a pergunta, “Se o nosso ganha-pão não pode trabalhar, como é que vamos ter dinheiro para comer?”, por isso olham para Samsa como um miserável, que não serve para nada.

É neste contexto que, metaforicamente, Kafka nos apresenta os dramas sociais e a facilidade com que alguém passa de bestial a besta e nos explica o sentido da carta que, em janeiro de 1904, escreveu a Oskar Pollak, um amigo, “Penso que devemos ler apenas os livros que nos ferem, que nos apunhalam. Se o livro não nos acorda com um golpe na cabeça, por que é o estamos a ler? Meu Deus! Seríamos mais felizes se não tivéssemos livro nenhum. E o tipo de livro que nos deixa felizes é aquele que nós mesmos facilmente escreveríamos se precisássemos. Mas nós precisamos dos livros que nos afetam como um desastre, que nos tormenta profundamente, como a morte de alguém que amamos mais do que a nós mesmos. Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado”.

Para além da obra referida, recomendo também:
- “O Processo”, Franz Kafka
- “Ensaio sobre a Cegueira”, José Saramago
- “A velocidade da luz”, Javier Cercas
- “Delfim”, José Cardoso Pires
- “Memória de elefante”, António Lobo Antunes

Perfil:

Sílvio Silva nasceu em 1979, em Paredes, na freguesia de Lordelo.

É arquiteto e participou como orador no II Congresso Internacional sobre Cidades e Sensibilidades – 2011.

Escreve para diversos jornais regionais e conta com participações em antologias, com contos e poemas.

Em 2015 obteve Menção Honrosa no Prémio Literário de Poesia, Arandis, Manuel Neto dos Santos e em 2017 foi um dos vencedores do 5º Prémio SFX de Literatura no Brasil, na categoria conto.

Com o pseudónimo Abílio Raio assina a obra “Uma parte da noite”, com o qual vence o Prémio Literário de Poesia Manuel Neto dos Santos, em 2017, a qual apresentou no Café Literário de outubro.

SILVIO SILVA