NOTA DE ESCLARECIMENTO | Exploração Mineira em Paredes

transferir
03 Março 2021

Em novembro de 2020 a Direção Geral de Energia e Geologia pediu um parecer prévio à Câmara Municipal de Paredes sobre um plano de prospeção numa área inferior à que está agora em causa, na ordem dos 42 hectares, sita na Freguesia da Sobreira onde já há um poço Romano e onde no passado já lá foram feitas prospeções.
Em relação a este pedido, o Município emitiu um parecer prévio desfavorável consubstanciado nos seguintes pontos:
1 – A prospeção seria realizada num território com um importante património Romano e vestígios arqueológicos de extrema relevância.
2 – A área para a prospeção fica em pleno Parque das Serras do Porto, pelo que a Serra das Banjas tem como objetivo o seu aproveitamento em termos ambientais e não industriais.
3 – Há um projeto aprovado pelas Serras do Porto que tem vários trilhos pedestres a passarem nesse território.
4 – O ICNF chamou a atenção para a defesa das colónias de morcegos existentes nos poços dessas minas romanas.
5 – Nessa área existe importante património biológico e com é o caso do mato seco.
6 – Não foi dado à Câmara Municipal informação relevante sobre o projeto, por exemplo a questão da construção da ETAR para tratamento de águas a extrair das minas, ou, por exemplo, qual o plano de gestão de resíduos da exploração.

Finalmente, dizer que a Câmara Municipal de Paredes ainda não teve acesso à AIA – Avaliação do Impacto Ambiental que um projeto como este obriga e que irá articular a sua posição com os municípios com que está associada no Parque das Serras do Porto.