Aprisof, Câmara de Paredes e Junta de Lordelo limpam ribeira do Parque do Rio Ferreira

24 Março 2021

Realizou-se esta quarta-feira, 24 de março, a limpeza de uma parte da Ribeira das Ínsuas que faz a ligação do Parque do Rio Ferreira, em Rebordosa, até próximo da sua foz, no Rio Ferreira, em Lordelo.

Esta ação de proteção ambiental resulta da parceria entre a Aprisof - Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira, a Câmara Municipal de Paredes e as Juntas de Freguesia das linhas de água do Concelho propostas para a limpeza e preservação dos rios e ribeiras.

A intervenção realizada hoje integra-se no planeamento do Pelouro do Ambiente da autarquia que irá realizar, ao longo deste ano, um conjunto de ações de limpeza, manutenção e preservação das ribeiras e regatos.

Refira-se que a qualidade dos rios depende da manutenção e preservação das ribeiras. Para além da urgência de redução das fontes de poluição e contaminação das linhas de água, é fundamental valorizá-las dando a conhecer a sua beleza, a sua biodiversidade e geodiversidade.