Município de Paredes concluiu processo de remoção de amianto nas escolas do Concelho

dji_0740
dji_0750
dji_0846
dji_0757
dji_0842
_dsc3727
14 Abril 2021

A Câmara Municipal de Paredes concluiu o processo de remoção de amianto nas escolas do Concelho. Depois das intervenções no Jardim de Infância de S. Marcos, em Rebordosa, na Escola Básica de Cristelo e na Escola Básica e Secundária de Vilela, a autarquia já retirou também o amianto na Escola Básica e Secundária de Sobreira e na Escola Secundária Daniel Faria, em Baltar.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, trata-se de “uma intervenção prioritária na salvaguarda da saúde e da segurança na nossa comunidade escolar. Este investimento é essencial também para a melhoria do conforto térmico dos equipamentos escolares”.

As empreitadas contemplaram a remoção dos painéis da cobertura dos edifícios, em fibrocimento, sendo aplicados novos painéis sandwich com isolamento térmico.

Os projetos foram aprovados pelo Norte 2020 e contam com financiamento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

No total, as intervenções totalizaram um investimento de 354 622,62€.

Os trabalhos foram executados por equipas especializadas na remoção de amianto, acautelando que as intervenções decorressem sem a presença no edifício escolar de alunos, professores, auxiliares e pessoal administrativo. “A nossa preocupação foi sempre garantir que as obras fossem programadas e executadas nas interrupções letivas, de modo a decorrerem em total segurança e sem a presença da comunidade escolar”, assegura o Presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida.