![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- #CULTURA EM CASA // APONTAMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA | CONHEÇA A PINTURA A ÓLEO QUE RETRATA JOSÉ GUILHERME NO SALÃO NOBRE DO MUNICÍPIO DE PAREDES
#CULTURA EM CASA // APONTAMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA | CONHEÇA A PINTURA A ÓLEO QUE RETRATA JOSÉ GUILHERME NO SALÃO NOBRE DO MUNICÍPIO DE PAREDES
Na edição desta quinta-feira dos "Apontamentos da nossa História" fique a conhecer José Guilherme Pacheco e a pintura a óleo, da autoria do pintor Francisco José Resende e que se encontra exposta no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Paredes.
Antónia Silva, responsável pela Unidade de Património Cultural, Biblioteca e Arquivo do Município de Paredes, apresenta-lhe as curiosidades à volta do quadro.
Este ano de 2021 em que a Câmara Municipal assinala o Bicentenário do Nascimento de José Guilherme Pacheco, entendeu-se que seria interessante um apontamento sobre a pintura a óleo que se encontra no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.
Este edifício e este espaço acolhe pinturas e fotografias dos Presidentes de Câmara do Concelho de Paredes, perpetuando, assim, a memórias destas personalidades através da imagem.
No caso concreto, José Guilherme Pacheco foi presidente de Câmara de Paredes nos períodos de 1864 a 1872 e posteriormente em 1878 e cuja atividade foi desenvolvida no edifício do antigo Paços do Concelho (atual Conservatório de Música).
Curiosamente, analisando a data da tela, a pintura do seu retrato foi encomendada seis anos depois de ter exercido funções de Presidente.
A pintura a óleo foi encomendada, sob a égide do Presidente da Câmara Municipal, José Martins da Costa Moreira, ao pintor Francisco José Resende, tendo sido concluída a 29 de março de 1884.
Trata-se de uma tela com 1,17m de altura por 0,94m de largura, sendo que, atualmente, a tela está com moldura de 1,40m de altura e 1,20m de largura, colocada ao centro, da parede principal do Salão Nobre.
Francisco José Resende (9.12.1825 – 30.11.1893) era natural do Porto e assinava as suas obras como F. J. Resende. Frequentou a Academia Portuense de Belas Artes e destacou-se como um dos mais importantes pintores do romantismo portuense. Apesar de não ser muito do seu agrado pintar retratos, pintou vários e alguns de figuras nacionais como D. Luís I, D. Fernando, Marquês de Pombal, D. Carlos, D. Maria Pia.
Como curiosidade damos, ainda, nota do seguinte:
O espirito de ajuda e de colaboração de José Guilherme Pacheco revela-se através da Ata da Junta da Paróquia de Sobrado, Valongo, datada de 13.12.1874, quando é proposto pelo Presidente, um voto de louvor ao Conselheiro José Guilherme Pacheco por ter atendido aos pedidos daquela junta no sentido de interceder e obter junto do Governo de sua Majestade a atribuição da comenda de Cristo ao benemérito cidadão, José dos Santos Ferreira (brasileiro de torna-viagem que financiou obras na Igreja de Sobrado).
A gratidão da comunidade desta paróquia também se manifestou pela encomenda do seu retrato ao pintor F. J. Resende, a 30 de outubro de 1883, para ser colocado na sacristia da Igreja de Sobrado, tendo permanecido até meados do século XX, desconhecendo-se atualmente o seu paradeiro.
Em março de 1887 o Auto de Revisão e Conferência do Inventário da Junta da Paróquia de Sobrado elencava, também, uma estampa encaixilhada com caixilho dourado do Conselheiro José Guilherme Pacheco.
Abril de 2021
Maria Antónia Silva
Carlos Ferraz
![]()
![]()
![]()
