Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

#CULTURA EM CASA // APONTAMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA | CONHEÇA A PINTURA A ÓLEO QUE RETRATA JOSÉ GUILHERME NO SALÃO NOBRE DO MUNICÍPIO DE PAREDES

#CULTURA EM CASA // APONTAMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA | CONHEÇA A PINTURA A ÓLEO QUE RETRATA JOSÉ GU...
pintura_jgp
15 Abril 2021

Na edição desta quinta-feira dos "Apontamentos da nossa História" fique a conhecer José Guilherme Pacheco e a pintura a óleo, da autoria do pintor Francisco José Resende e que se encontra exposta no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Paredes.

Antónia Silva, responsável pela Unidade de Património Cultural, Biblioteca e Arquivo do Município de Paredes, apresenta-lhe as curiosidades à volta do quadro.

Este ano de 2021 em que a Câmara Municipal assinala o Bicentenário do Nascimento de José Guilherme Pacheco, entendeu-se que seria interessante um apontamento sobre a pintura a óleo que se encontra no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

Este edifício e este espaço acolhe pinturas e fotografias dos Presidentes de Câmara do Concelho de Paredes, perpetuando, assim, a memórias destas personalidades através da imagem.

No caso concreto, José Guilherme Pacheco foi presidente de Câmara de Paredes nos períodos de 1864 a 1872 e posteriormente em 1878 e cuja atividade foi desenvolvida no edifício do antigo Paços do Concelho (atual Conservatório de Música).

Curiosamente, analisando a data da tela, a pintura do seu retrato foi encomendada seis anos depois de ter exercido funções de Presidente.

A pintura a óleo foi encomendada, sob a égide do Presidente da Câmara Municipal, José Martins da Costa Moreira, ao pintor Francisco José Resende, tendo sido concluída a 29 de março de 1884.

Trata-se de uma tela com 1,17m de altura por 0,94m de largura, sendo que, atualmente, a tela está com moldura de 1,40m de altura e 1,20m de largura, colocada ao centro, da parede principal do Salão Nobre.

Francisco José Resende (9.12.1825 – 30.11.1893) era natural do Porto e assinava as suas obras como F. J. Resende. Frequentou a Academia Portuense de Belas Artes e destacou-se como um dos mais importantes pintores do romantismo portuense. Apesar de não ser muito do seu agrado pintar retratos, pintou vários e alguns de figuras nacionais como D. Luís I, D. Fernando, Marquês de Pombal, D. Carlos, D. Maria Pia.

Como curiosidade damos, ainda, nota do seguinte:
O espirito de ajuda e de colaboração de José Guilherme Pacheco revela-se através da Ata da Junta da Paróquia de Sobrado, Valongo, datada de 13.12.1874, quando é proposto pelo Presidente, um voto de louvor ao Conselheiro José Guilherme Pacheco por ter atendido aos pedidos daquela junta no sentido de interceder e obter junto do Governo de sua Majestade a atribuição da comenda de Cristo ao benemérito cidadão, José dos Santos Ferreira (brasileiro de torna-viagem que financiou obras na Igreja de Sobrado).

A gratidão da comunidade desta paróquia também se manifestou pela encomenda do seu retrato ao pintor F. J. Resende, a 30 de outubro de 1883, para ser colocado na sacristia da Igreja de Sobrado, tendo permanecido até meados do século XX, desconhecendo-se atualmente o seu paradeiro.

Em março de 1887 o Auto de Revisão e Conferência do Inventário da Junta da Paróquia de Sobrado elencava, também, uma estampa encaixilhada com caixilho dourado do Conselheiro José Guilherme Pacheco.

Abril de 2021
Maria Antónia Silva
Carlos Ferraz

 

Pintura JGP

Francisco José Resende

assinatura do Pintor-Fransisco José Resende

Top