#CULTURA EM CASA // Dia Mundial da Metrologia

20 Maio 2021

Para assinalar o Dia Mundial da Metrologia o Município destaca uma peça do espólio antigo dos Serviços Municipais de Metrologia de Paredes.

A Metrologia pode ser definida como a ciência da medição e suas aplicações, englobando todos os aspetos teóricos e práticos da medição.

Esta ciência está presente em quase todos os aspetos e fases da nossa vida, e nem sempre lhe conferimos a devida atenção. Todos nós somos objeto de operações metrológicas, desde que nascemos, ao pesarem-nos e medirem-nos com regularidade para avaliarem se estamos a crescer de forma adequada e saudável.

O Dia Mundial da Metrologia assinala a assinatura da Convenção do Metro em Paris, a 20 de maio de 1875. Esta convenção, também assinada por Portugal, estipula as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI).

Dos Serviços Municipais de Metrologia de Paredes destaca-se uma peça do seu espólio, uma antiga balança de precisão/ourives, acondicionada em estojo de madeira.

Esta balança, em formato de bolso, serviria para pesar ouro e pedras preciosas em campo. Acomodada e montável no próprio estojo de madeira apresenta um acabamento em bronze.