-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Radar Social
- Rede Social
- Projetos Executados
- Habitação Social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Combate ao isolamento e integração social
- Orpheu Paredes Social - "Oficina das Artes" 2025
- Paredes Integra CLDS 5G
- Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD)
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos - Apoios e Incentivos ao Associativismo Desportivo
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- PRIPAR - Arrisca-te ao Sucesso
- Escola Mais Inclusiva
- EURODESK
- A UE está na minha escola
- ENCODE
- Democracywise
- Paredes Educa Construir Mais Sucesso
- Projeto Antidote
- EU DEFENCE
- Fund You
- Projeto SAABIA
- ACT4WOMEN
- Project ReBuild - Município de Paredes
- Strong2gether
- Bridging HERitage - APPIS
- Projeto BREED
- Tráfico de Seres Humanos - TSH
- SECURE
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Ação Social
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Canal de denúncias
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- SUGESTÃO DE LIVROS | POR MIGUEL GOMES
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
SUGESTÃO DE LIVROS | POR MIGUEL GOMES

Miguel Gomes, ser-humano desde 1975. Nascido no Porto. Criado em Cête.
Obra de referência:
"Novos contos da montanha"
Autor: Miguel Torga
Vive-se novamente todas as vezes que se percorrem as montanhas agarrado a um conto de Torga, seja ele qual for. A forma por vezes cruel como narra episódios de ninguém, endeusa todo e qualquer protagonista, elevando-os à condição de ser-humano na sua mais pura acepção. A delicadeza com que a terra crua, dura e nua, é percorrida ao longo de pequenas narrativas, parecem condensar o divino à sua centelha inicial, enobrecendo os protagonistas, por vezes inocentes amantes, trazendo um mundo macerado e, ao mesmo tempo, casto, a quem consegue partilhar um pequeno bocado de presunto com uma vida de abandono numa noite de Natal.
Miguel Torga é o autor a que recorro, quase diariamente, para me lembrar que a felicidade é, tal como nós, um pequeno torrão embebido no odor a terra molhada.
Sugestões de livros e leituras:
Várias obras marcaram-me, talvez por me terem encontrado em momentos distintos da minha existência. Na infância, os livros de "Lucky Luke" ou da "Disney" permitiram aprimorar a experiência de criar animação em cenários estáticos, bem como treinar a leitura que meticulosamente as minhas professoras primárias ensinaram. Na adolescência, já sem o cenário criado pelas tiras, moldei a imaginação nas aventuras de Alão Quartelmar (na tradução de Eça de Queiroz) e a procura pelas "Minas de Salomão". A entrada na adultícia deu-se com o estrondo abafado de "Ensaio sobre a cegueira" e o fulgor pungente com que abre os olhos para uma realidade não tão distante das frases de Saramago.
Ler é um acto de liberdade. Toda e qualquer leitura, preferencialmente longe das tendências mercantis e temáticas cultivadas, será recomendável. É importante descobrir o que nos fascina (e deixar que o fascínio nos permita descobrir a importância de sermos quem somos). Muitos autores, mais ou menos conhecidos, mais ou menos comerciais, atingem a perfeição quando nos fazem crescer um sorriso na última palavra. É imperioso descobri-los por nós mesmos.