Esta sábado, 30 de outubro, a Vereadora, Beatriz Meireles, anunciou o vencedor do Prémio Literário “António Mendes Moreira” que tinha como tema “O Rei de Paredes”.
O primeiro prémio foi entregue a Joaquim Luís de Oliveira Costa, com pseudónimo Luisoc, natural de Vila Verde, Felgueiras. O seu texto tem como título “Como um Rei”.
António Miguel Marques Ferreira, natural de Coimbra e com pseudónimo Custódio Afonso, recebeu a Menção Honrosa com um texto intitulado de “Xeque-Mate”.
Este Prémio Literário, incluído na programação do evento “Noites Negras”, tem como propósito homenagear o ilustre médico com o gosto particular pela escrita, contribuir para a produção de novos textos e divulgar a literatura junto da população paredense.
O Prémio Literário “António Mendes Moreira” destina-se a distinguir textos inéditos e consistirá na atribuição dos seguintes prémios:
- 1º Prémio: o valor de 250 euros (duzentos e cinquenta euros), texto publicado na Revista Cultural Orpheu Paredes, mais um diploma;
- Menção Honrosa: texto publicado na Revista Cultural Orpheu Paredes, mais um diploma;
- Os restantes participantes recebem um certificado;
- Todos os participantes recebem um Serigrafia relativa ao Bicentenário do Nascimento de José Guilherme Pacheco – O Rei de Paredes.
Aires Montenegro, Laura Guimarães e Zeferino Silva – Amigos da Cultura de Paredes e importantes personalidades na área da escrita constituíram o júri que foi presidido pela Vereadora do Pelouro da Cultura, Beatriz Meireles.
A cerimónia contou com a atuação musical de Samuel Moreira.
Notas Biográficas:
António Mendes Moreira nasceu em Paredes em 5 de julho de 1926 e faleceu em 22 agosto de 2014. Médico de profissão cultivou o gosto pela escrita dedicando-se ao género literário: Ficção narrativa, Conto, Narrativa Autobiográfica e Romance. Da sua bibliografia destacam-se as obras: “O Tojo Também Floresce” (1956); “Vida de Médico” (1966) e “Eu e os Outros” (7 volumes - 1983-2001). Médico desde 1951, foi diretor clínico em hospital, diretor de centro de saúde e professor do ensino secundário. Desde 1991 que existe em Paredes um prémio literário com o seu nome. Recebeu em 2011 a Medalha do Município.