Município de Paredes anuncia vencedor do Prémio Literário “António Mendes Moreira”

image00006
image00007
image00008
image00009
image00011
image00012
image00013
image00014
image00015
image00016
image00031
image00032
image00038
31 Outubro 2021

Esta sábado, 30 de outubro, a Vereadora, Beatriz Meireles, anunciou o vencedor do Prémio Literário “António Mendes Moreira” que tinha como tema “O Rei de Paredes”.

O primeiro prémio foi entregue a Joaquim Luís de Oliveira Costa, com pseudónimo Luisoc, natural de Vila Verde, Felgueiras. O seu texto tem como título “Como um Rei”.

António Miguel Marques Ferreira, natural de Coimbra e com pseudónimo Custódio Afonso, recebeu a Menção Honrosa com um texto intitulado de “Xeque-Mate”.

Este Prémio Literário, incluído na programação do evento “Noites Negras”, tem como propósito homenagear o ilustre médico com o gosto particular pela escrita, contribuir para a produção de novos textos e divulgar a literatura junto da população paredense.

O Prémio Literário “António Mendes Moreira” destina-se a distinguir textos inéditos e consistirá na atribuição dos seguintes prémios:

- 1º Prémio: o valor de 250 euros (duzentos e cinquenta euros), texto publicado na Revista Cultural Orpheu Paredes, mais um diploma;

- Menção Honrosa: texto publicado na Revista Cultural Orpheu Paredes, mais um diploma;

- Os restantes participantes recebem um certificado;

- Todos os participantes recebem um Serigrafia relativa ao Bicentenário do Nascimento de José Guilherme Pacheco – O Rei de Paredes.

Aires Montenegro, Laura Guimarães e Zeferino Silva – Amigos da Cultura de Paredes e importantes personalidades na área da escrita constituíram o júri que foi presidido pela Vereadora do Pelouro da Cultura, Beatriz Meireles.

A cerimónia contou com a atuação musical de Samuel Moreira.

Notas Biográficas:

António Mendes Moreira nasceu em Paredes em 5 de julho de 1926 e faleceu em 22 agosto de 2014. Médico de profissão cultivou o gosto pela escrita dedicando-se ao género literário: Ficção narrativa, Conto, Narrativa Autobiográfica e Romance. Da sua bibliografia destacam-se as obras: “O Tojo Também Floresce” (1956); “Vida de Médico” (1966) e “Eu e os Outros” (7 volumes - 1983-2001). Médico desde 1951, foi diretor clínico em hospital, diretor de centro de saúde e professor do ensino secundário. Desde 1991 que existe em Paredes um prémio literário com o seu nome. Recebeu em 2011 a Medalha do Município.