Câmara Municipal retoma atividades desportivas para promover o envelhecimento ativo

12 Novembro 2021

O Projeto “Mais Vida Ativa” retomou as atividades desportivas, nas Juntas de Freguesia e nas Instituições de Solidariedade Social, para a população do Concelho com idade igual ou superior a 50 anos, no início deste mês, depois de um interregno imposto pela pandemia.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, Renato Almeida, reuniu, esta quinta-feira, dia 11, com os promotores locais do projeto, para apresentar o programa desportivo. “Nos últimos quatro anos, o Município fez um trabalho fantástico nesta área, ao lado dos técnicos, dos presidentes de junta e das IPSS’s, e o objetivo é desenvolver, cada vez mais, este projeto, para continuarmos a promover o envelhecimento ativo da nossa população”, afirmou o autarca.

Os treinos de boccia sénior, as aulas de atividade física, as aulas de hidrosénior e as aulas de golfe sénior voltam a ser atividades regulares. Além disso, o Município vai organizar, novamente, eventos como o Dia Mundial do Riso, o Dia Mundial da Atividade Física, Orientação Sénior e o Dia Mundial da Dança. A Semana Europeia do Desporto também será assinalada.

O Boccia Sénior continua a ser aposta da autarquia, com a realização do Campeonato Nacional, da Taça de Portugal e da Liga Nacional INATEL da modalidade.

O principal objetivo destas iniciativas é promover o envelhecimento ativo e a socialização, através da promoção de atividade física. As atividades visam, ainda, diminuir os fatores de risco relacionados com o envelhecimento, aumentar os níveis de independência e autonomia e a força e resistência muscular.