Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Young Guitar Masters apresenta o músico Vitor Hugo Oliveira em Besteiros este sábado

Young Guitar Masters apresenta o músico Vitor Hugo Oliveira em Besteiros este sábado
24 Novembro 2021

Vitor Hugo Oliveira é o guitarrista convidado do Young Guitar Masters que acontece sábado, 27 de novembro, na Igreja (antiga) de São Cosme e São Damião, Besteiros. O concerto está agendado para as 21H30.

Esta iniciativa visa valorizar o património do Concelho, dando igualmente a conhecer o trabalho de jovens músicos portugueses. O espetáculo é organizado pela Câmara Municipal de Paredes e a Associação 3M e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Paredes e da Paróquia de Besteiros.

Vitor Hugo Oliveira – Biografia

Vitor Hugo Oliveira começou os seus estudos musicais em 2009 na Academia de Artes de Chaves na classe do professor Vinícius Couto. Mais tarde, na mesma escola, mudou para a classe do professor Fernando Cury, e, no ano seguinte para a classe do professor António Justiça com o qual veio a terminar o Curso Básico de Música e posterior Curso Profissional de Instrumentista. Licenciou-se em Música – Variante Guitarra Clássica na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe do professor Artur Caldeira.

Já trabalhou com vários guitarristas e professores de renome internacional tais como, Ricardo Gallén, Eduardo Isaac, Marco Tamayo, Roberto Aussell, Judicaël Perroy, Eduardo Fernández, Jérémy Jouve, Hubert Käppel, José Ruiz del Puerto, Artur Caldeira, Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho, entre outros.

Para além disso, tem vindo a participar em vários concursos ao longo da sua formação, com especial destaque para V Concurso Nacional Cidade do Montijo, no qual obteve o 1º prémio na última categoria, para o concurso inserido no VI Festival Internacional de Guitarra de Guimarães onde obteve uma Menção Honrosa na sua categoria; o I Concurso Internacional Jovem de Guitarra “Terras de Santo Estevão”, no qual obteve o 3º prémio na sua categoria; o XI Concurso Luso-Espanhol de Fafe no qual obteve igualmente o 3º prémio e para o 19º Concurso Internacional Cidade do Fundão no qual obteve o 2º prémio ex-aequo. Foi ainda selecionado para representar a cidade Chaves na Mostra Musical do Eixo-Atlântico nas edições de 2012 e 2016.

Em 2019, juntamente com o guitarrista Joaquim Ribeiro, foi selecionado para participar no Festival Harmos, um importante festival que reúne grupos de Música de Câmara das mais prestigiadas escolas de música do Mundo, realizando 3 concertos, na Sala 2 da Casa da Música, Museu Nogueira e Silva em Braga e no Centro Cultural de Joane em Famalicão. Para além desta parceria, já colaborou com a flautista Melanie Gil, com a qual se apresentaram em direto no Porto Canal, bem como outras apresentações académicas e apresentações/inaugurações na zona de Chaves. Colaborou também com o violoncelista João Dias, com a flautista Victoria Mailho, com o guitarrista Gil Godinho e com a guitarrista Patrícia Sousa.

Já se apresentou a solo, em música de câmara ou em Ensemble em várias cidades do país, tais como Porto, Braga, Famalicão, Póvoa do Varzim, Chaves, Vidago, Lamego, entre outros. Em 2018, fez parte da iniciativa Young Guitar Masters (Portugal) realizando um concerto a solo em Paredes. A referir também, a apresentação a solo em direto para a RTP1.

Atualmente encontra-se a frequentar o primeiro ano de Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

post facebook

Top