Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

SUGESTÃO DE LIVROS | POR CARLOS ALBERTO DIAS

SUGESTÃO DE LIVROS | POR CARLOS ALBERTO DIAS
26 Novembro 2021

Carlos Alberto Dias nasceu no Porto a 8 de outubro de 1994. Natural e residente em Rebordosa, tirou a licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em Vila Real, e finalizou em 2019 os estudos em Desenvolvimento de Projeto de Cinema, com especialização em narrativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora. Apaixonado pela escrita já desde o sétimo ano, reserva o futuro para o mundo da literatura ficcional e poética, para o mundo do cinema, na área de argumentista, e para todas as áreas que englobam o poder das letras.

Obra de referência:

"Os cães ladram facas"

Autor: Charles Bukowski

Embora seja uma leitura recente, esta obra, que se trata de uma compilação das melhores poesias de um dos autores mais influentes, recitado ou, até mesmo, imitado da literatura, revelou-se-me como uma epifania criativa e como uma resposta à minha busca pela minha voz literária. Isto não significa que seguirei a imitação das palavras de Bukowski, mas sim a noção de que devo procurar a honestidade nua e crua das minhas escritas, por mais ficcionais que estas sejam, que devo procurar um esqueleto e estrutura corporal que não só me faça sentido, como também deva acrescentar semiótica à minha própria arte. Mas acima de tudo, a história de vida que este autor reflete nas suas palavras levanta uma obsessão pelas letras, como se cada palavra fosse mais importante do que a sua própria vida. Essa obsessão está ao alcance de poucos, eu próprio cheguei a duvidar da minha.

Esta obra tem poemas adorados pelo mundo todo, tais como “Genius of the Crowd” e “Bluebird”, e não é por estar traduzido para português que as palavras perdem a sua força ou modernidade, pois mesmo sendo escritas no século passado, muitas das suas perspetivas permanecem fortes até hoje.

Para quem deseja ser escritor no futuro, aconselho ainda um poema dele chamado “então queres ser escritor?”. Se o seu desejo continuar com as palavras de Bukowski na sua mente, parabéns! estás num bom caminho.

Sugestões de livros e leituras: 

- (Infantil) Saga do Menino Nicolau, de Goscinny e Sempé;

- (Policial) Saga sueca de Lars Kepler;

- Abraço, de José Luís Peixoto.

Top