![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- SUGESTÃO DE LIVROS | POR CARLOS ALBERTO DIAS
SUGESTÃO DE LIVROS | POR CARLOS ALBERTO DIAS
Carlos Alberto Dias nasceu no Porto a 8 de outubro de 1994. Natural e residente em Rebordosa, tirou a licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em Vila Real, e finalizou em 2019 os estudos em Desenvolvimento de Projeto de Cinema, com especialização em narrativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora. Apaixonado pela escrita já desde o sétimo ano, reserva o futuro para o mundo da literatura ficcional e poética, para o mundo do cinema, na área de argumentista, e para todas as áreas que englobam o poder das letras.
Obra de referência:
"Os cães ladram facas"
Autor: Charles Bukowski
Embora seja uma leitura recente, esta obra, que se trata de uma compilação das melhores poesias de um dos autores mais influentes, recitado ou, até mesmo, imitado da literatura, revelou-se-me como uma epifania criativa e como uma resposta à minha busca pela minha voz literária. Isto não significa que seguirei a imitação das palavras de Bukowski, mas sim a noção de que devo procurar a honestidade nua e crua das minhas escritas, por mais ficcionais que estas sejam, que devo procurar um esqueleto e estrutura corporal que não só me faça sentido, como também deva acrescentar semiótica à minha própria arte. Mas acima de tudo, a história de vida que este autor reflete nas suas palavras levanta uma obsessão pelas letras, como se cada palavra fosse mais importante do que a sua própria vida. Essa obsessão está ao alcance de poucos, eu próprio cheguei a duvidar da minha.
Esta obra tem poemas adorados pelo mundo todo, tais como “Genius of the Crowd” e “Bluebird”, e não é por estar traduzido para português que as palavras perdem a sua força ou modernidade, pois mesmo sendo escritas no século passado, muitas das suas perspetivas permanecem fortes até hoje.
Para quem deseja ser escritor no futuro, aconselho ainda um poema dele chamado “então queres ser escritor?”. Se o seu desejo continuar com as palavras de Bukowski na sua mente, parabéns! estás num bom caminho.
Sugestões de livros e leituras:
- (Infantil) Saga do Menino Nicolau, de Goscinny e Sempé;
- (Policial) Saga sueca de Lars Kepler;
- Abraço, de José Luís Peixoto.
