![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Igreja de S. Miguel de Beire acolhe o “Young Guitar Masters”, com Maria Beatriz de Oliveira
Igreja de S. Miguel de Beire acolhe o “Young Guitar Masters”, com Maria Beatriz de Oliveira
O segundo concerto da IV edição do Young Guitar Masters decorre este sábado, dia 11, na Igreja Matriz de S. Miguel de Beire, às 21h30, com a artista Maria Beatriz de Oliveira. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Paredes e pela Associação 3M, com o apoio da Junta de Freguesia e a Paróquia de Beire.
“Guitarra no feminino” é o mote do espetáculo musical, que apresentará obras de compositoras portuguesas como Clotilde Rosa, Ângela da Ponte e Inês Badalo.
Maria Beatriz de Oliveira iniciou os seus estudos em Guitarra Clássica em 2005 e, em 2008, ingressou no Conservatório Regional de Setúbal, na classe da professora Filipa Pinto Ribeiro. Nessa instituição, foi convidada a ingressar em projetos como o Grupo de Música Contemporânea e a Orquestra de Guitarras, nos quais desempenhou o papel de solista.
Estreou obras de compositores como Clotilde Rosa, Jorge Peixinho, António Laertes e Inês Madeira Lopes e, recentemente, tocou como solista na estreia mundial do Concerto N.º 1 para Guitarra e Orquestra do compositor Rauhit Krishnan, com a Banda Sinfónica da PSP. Em parceria com os Wakai Studios, tem vindo a gravar obras compostas por mulheres portuguesas.
Além disso, tocou a solo e em agrupamentos de música de câmara em diversas salas nacionais, entre elas o Centro Cultural de Belém (Lisboa), Centro de Artes de Ovar, Fórum Luísa Todi (Setúbal), Auditório Municipal António Chainho (Santiago do Cacém), Cineteatro Alba (Albergaria-a-velha) e Pavilhão Multiusos de Gondomar. Frequentou e assistiu a master classes com Martha Masters, Helen Sanderson, Thomas Viloteau, Jonathan Leathwood, Dejan Ivanovic, Zoran Dukic, Daniel Wolff, Juan Almada, Redmon O’Toole, Paulo Vaz de Carvalho, Miguel Carvalhinho e Francisco Morais Franco. Em 2020 terminou a Licenciatura em Performance – Guitarra Clássica, na classe do professor Pedro Rodrigues, na Universidade de Aveiro e, atualmente, frequenta o último ano do Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição.
Recorde-se que o projeto Young Guitar Masters nasceu em Guimarães através da Associação 3M e tem como objetivo divulgar a guitarra clássica e promover jovens guitarristas.
No Município de Paredes, os concertos realizam-se três vezes por ano, desde 2018, sempre em locais emblemáticos, de forma a promover o património cultural e arquitetónico do concelho.
