Câmara de Paredes aprova orçamento de 78 milhões de euros para 2022 e constituição dos SMAS

10 Dezembro 2021

O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, 9 de dezembro, o orçamento para o próximo ano avaliado em cerca de 78 milhões de euros.
Este orçamento foi reforçado em 7 milhões de euros relativamente a 2021 atendendo à delegação de competências que o Município vai receber em 2022 ao nível da educação, saúde e ação social.

O Presidente do Município, Alexandre Almeida, sublinhou que este é “um orçamento que prevê o maior valor de delegação de competências e transferência de recursos financeiros alguma vez feita com as juntas de freguesia” e isto justifica-se pelo facto de “acreditarmos nas Juntas de Freguesia e entendermos que podem ser um parceiro importante no desenvolvimento do Concelho através da realização de obras de maior proximidade”. O valor previsto para os contratos de cooperação e de delegação de competências é de cerca de 2 milhões de euros.

Para 2022 prevê-se a continuidade dos investimentos em grandes obras, nomeadamente a “construção do Estádio das Laranjeiras, o Auditório Municipal e Centro de Congressos de Paredes, o realojamento da comunidade cigana e habitação social, parques urbanos, e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, que vão ser responsáveis pelos investimentos em água e saneamento nos próximos anos”, acrescentou o autarca.

Alexandre Almeida afirmou ainda que apesar de todos estes investimentos, este orçamento continua a ser “um orçamento amigo das pessoas e das empresas”. Mantém uma vez mais a taxa mínima de IMI em 0,3% e mantém a isenção de derrama para as Micro e Pequenas empresas que faturem até 150 mil euros.

Em suma, trata-se de um “orçamento de continuidade de investimentos em todas as freguesias, um orçamento com grandes preocupações sociais e manutenção da carga fiscal no mínimo”, rematou o Presidente do Município.

A coligação “Primeiro as Pessoas” PPD/PSD e CDS-PP votou contra a proposta de orçamento para 2022, o documento foi aprovado pela maioria do Executivo. Refira-se que o orçamento será apreciado e votado pela Assembleia Municipal no próximo dia 18 de dezembro.

Para além do orçamento de 2022, o executivo municipal aprovou por maioria, com abstenção de dois votos, a proposta de Municipalização e Criação dos SMAS - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Município de Paredes.