Município de Paredes recebe comitiva Erasmus+ com projeto “Inteligência artificial, tecnologias e empregos do futuro”

14 Dezembro 2021

O Projeto “Inteligência artificial, tecnologias e empregos do futuro”, do programa Erasmus+, trouxe a Paredes alunos e professores da Bulgária, Polónia, França, Chipre e Roménia, para que estes possam conhecer os empregos do mundo contemporâneo altamente digitalizados.

A comitiva foi recebida pelo Vereador da Educação, Paulo Silva, esta terça-feira, dia 14, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes. Na receção de boas-vindas, o membro do executivo sublinhou a “importância destes projetos para a partilha de conhecimentos entre os alunos e, consequentemente, o crescimento pessoal e profissional destes mesmos”. Albino Pereira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, também presente na sessão, apresentou o Projeto e realçou a “relevância que este tipo de atividades tem na vida dos alunos”.

Este intercâmbio de boas práticas consiste numa parceria entre seis escolas de ensino médio que dão oportunidade de vários alunos europeus visitarem outros países da Europa e conhecerem os empregos digitalizados do mundo contemporâneo, os vários ambientes de trabalho, os desafios do mercado de trabalho e as expectativas dos empregadores.

O projeto compreende seis intercâmbios de curta duração, ao longo de dois anos, de grupos de alunos e muitas atividades locais. A ideia é incentivar os alunos a fazerem pesquisas sobre profissões extintas devido às revoluções industrial e tecnológica, e fazer um prognóstico sobre quais as profissões que irão surgir no futuro devido ao avanço tecnológico e, principalmente, à inteligência artificial.

Os alunos do programa Erasmus+ seguiram, depois, para uma visita à Rota do Românico.