Município de Paredes implementa projeto para estimular boas práticas sociais e ambientais destinado a crianças do Concelho

17 Dezembro 2021

O projeto “Aprendizes da Inovação Social”, dinamizado pela Incubadora Regional de Inovação Social (IRIS), em parceria com o Município de Paredes e com o CLDS-4G – Paredes Integra, foi apresentado ontem, dia 16, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes. A sessão contou com a presença do Vereador da Educação, Paulo Silva, da Coordenadora do CLDS 4 G – Paredes Integra, Glória Salgado, da Gestora de Inovação da IRIS, Diana Silva, e de alguns diretores dos Agrupamentos de Escolas.

O objetivo da iniciativa é promover o empreendedorismo social, sensibilizar para a identificação de problemas sociais e ambientais, estimular a criatividade e desenvolver competências de cidadania, destinando-se a crianças entre os 8 e os 10 anos de idade, que frequentam o 3º e 4º anos de escolaridade das escolas dos seis agrupamentos do Concelho de Paredes.

O livro “Vamos Mudar o Mundo” dá mote ao programa e serve para as crianças registarem as ideias e preocupações, acompanhado de um curso online. Os exemplares foram entregues na manhã desta sexta-feira, dia 17, aos alunos do Centro Escolar de Paredes, pelo Vereador da Educação, Paulo Silva, que acredita que o projeto vai “deixar uma semente nos alunos”.

Depois de concluídas as atividades do manual e do preenchimento da avaliação final, com acesso a diploma de participação, será realizado o Concurso Aprendizes de Inovação Social, para eleger as ideias a serem implementadas.

O projeto, apoiado pelo Instituto BEI, estará em vigor, no Concelho de Paredes, até 2023, altura em que será feito um relatório final do impacto do projeto.