![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Concelho de Paredes registou uma descida no número de incêndios rurais
Concelho de Paredes registou uma descida no número de incêndios rurais
O número de ocorrências e a área ardida no Concelho teve, em 2021, uma descida significativa em relação ao ano anterior. Os dados foram apresentados esta sexta-feira, dia 14, pela Proteção Civil de Paredes, na reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com o objetivo de fazer um balanço do ano 2021 e de definir estratégias de prevenção para 2022.
Em 2021, foram registadas 190 ocorrências e 36,32 hectares de área ardida. Já em 2020, o número de ocorrências tinha sido de 604 e a área ardida rondou os 350 hectares. A freguesia que registou o maior número de ocorrências – 31 – foi a freguesia de Recarei, enquanto Gandra somou o maior número de área ardida – 9,01 hectares.
Os resultados positivos resultam do “apoio de todos os operadores envolvidos e do facto de termos os presidentes de junta a colaborar quer com os bombeiros, quer com a Proteção Civil. É muito importante esta colaboração para detetar problemas e falhas e para proteger as pessoas e os bens”, afirmou o Vereador da Proteção Civil, Francisco Leal.
Ao longo do ano passado, foram levadas a cabo ações de sensibilização e fiscalização, nomeadamente, a produção e distribuição de material informativo, o projeto Equipa de Vigilantes do IPDJ, ações conjuntas entre a GNR, SEPNA e GIPS – UEPS, SMPC e Polícia Municipal nas freguesias prioritárias, Vídeo de Animação “Super Walls” nas escolas básicas do Concelho e sistema vídeo vigilância.
Para 2022, as estratégias de prevenção previstas passam por ações de sensibilização nos locais identificados com maiores número de ocorrências, gestão de combustível, rede viária e edificado, beneficiação de rede viária florestal, beneficiação e manutenção de pontos de água estratégicos, ações de fogo controlado em locais estratégicos e na Rede Primária Distrital e otimização do sistema de videovigilância.
Na sessão estiveram presentes Paulo Bessa, Chefe de Núcleo Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto e Tâmega e Sousa, Ricardo Mendes, representante da Navigator, Sandra Pinto, representante da Associação Florestal do Vale do Sousa, Edgar Pires, Sargento-Chefe do SPNA/GNR de Penafiel, Sargento-Chefe Figueiredo, da GNR GIPS-UEPS. Participaram, também, os comandantes e representantes das corporações de bombeiros do Concelho e das Cruz Vermelha e o Presidente da Junta da Sobreira e representante das freguesias do Concelho, João Gonçalves.
