Young Guitar Masters: Igreja de Cristelo acolhe concerto de Inês Martins de Sousa

26 Janeiro 2022

A Igreja Paroquial de Cristelo vai ser palco do concerto da jovem guitarrista Inês Martins de Sousa, no âmbito do projeto Young Guitar Masters, na próxima sexta-feira, dia 28, às 21h30.

A entrada é livre, sendo obrigatório apresentar o Certificado Digital de vacinação contra a Covid-19.

Inês Martins de Sousa é natural de Lisboa. Aos 8 anos iniciou os estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, na classe de guitarra do guitarrista e compositor Carlos Gutkin. Em 2014 ingressou na licenciatura em música, na Universidade de Évora integrando a classe do Professor Doutor Dejan Ivanovic. Entre 2017 e 2020 continuou o estudo do instrumento em formato de aulas particulares com o guitarrista Júlio Guerreiro, realizando paralelamente o Mestrado em Ensino da música na Escola Superior de Música de Lisboa. Lecionou a disciplina de guitarra na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo entre 2016 e 2020. Frequentou masterclasses com guitarristas conceituados como Alvaro Pierri, Anniello Desiderio, Carlo Marchione, David Russell, Denis Azabagic, Giampaolo Bandini, Joaquin Clerch, Leo Brouwer, Margarita Escarpa, Michalis Kontaxakis, Pedro Mateo e Zoran Dukic.

Da sua participação em concursos destacam-se os seguintes prémios:
1º prémio no Concurso Jovenes Interpretes Musica Callada (Ávila, Espanha 2018);
3º prémio no Concurso Alhambra Jovenes (Valência, Espanha 2018);
2º prémio ex-aequo no Concurso de Guitarra Ciutat d´Elx (Elche, Espanha 2019);
2º prémio no Florence International Guitar Competition (Florença, Itália 2021);
1º prémio e prémio de melhor interpretação de uma obra andaluza no Concurso Internacional de Guitarra Comarca El Condado (Jaén, Espanha 2021).
Atualmente frequenta o mestrado em performance na Universität Mozarteum em Salzburgo, sob a orientação da guitarrista Laura Young.