Paredes mostra na BTL a arte de trabalhar madeira

15 Março 2022

O Município de Paredes apresenta na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL a tradição e a arte de trabalhar a madeira, com dois mestres artesãos a demonstrarem ao vivo a sua arte. No dia de abertura da feira, 16 de março, pelas 14h30, é apresentado o livro “Artes em Madeira de Paredes: Alma, Esforço e Engenho” integrado no FAMP - Festival de Artes em Madeira de Paredes, projeto criado para homenagear e enaltecer o trabalho dos “Mestres de Paredes” que marcaram a identidade do Concelho, principal produtor e exportador de mobiliário português.

A performance das mulheres móveis ("carreteiras") com os seus carregos irá percorrer os corredores da BTL. Nesta coreografia será expressado o enorme esforço das mulheres que carregavam móveis à cabeça.

Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, destaca que a “estratégia do município para atrair mais visitantes ao território passa por apresentar uma identidade própria, mostrar as nossas potencialidades, as tradições e divulgar os principais eventos que ajudam a dinamizar o concelho”.

A indústria de mobiliário “é, sem dúvida, a grande marca identitária e diferenciadora de Paredes, o maior centro produtor de mobiliário do país". Na edição da BTL deste ano "quisemos homenagear paredenses, mestres e artífices da arte de trabalhar madeira, uma arte e tradição que nos orgulha, pois não podemos deixar esquecer uma memória coletiva ligada ao mobiliário e aos paredenses que com a sua paixão, determinação, resiliência e coragem deram o grande impulso à história da maior indústria do Concelho”, sublinha o autarca Alexandre Almeida.

Nos cinco dias da Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior montra da atividade turística portuguesa, Paredes vai realizar várias sessões de divulgação e ações de promoção gastronómicas e culturais.

No dia de abertura a "arte e os mestres paredenses da madeira" estão em destaque, no dia 17 de março, pelas 11h30, Paredes apresenta “O tremoço à mesa”. Em Paredes este produto é uma referência local, estando alguns restaurantes a desenvolver menus com o tremoço. A demonstração culinária está a cargo do restaurante "Cozinha do Românico'' que realizará um show cooking.

No dia 19 de março, às 15h00, Paredes apresenta um concerto falado pela atriz Ângela Marques e pelo músico Aires Montenegro sobre a lenda “A Senhora do Salto”. O momento musical é acompanhado pelo construtor de Nyckelharpa de Paredes que fará uma demonstração da sua arte. Paredes destaca, ainda, na BTL uma exposição de mobiliário, uma escultura do artista Carlos Ferreira e uma Nyckelharpa.

Os visitantes da BTL podem encontrar o stand de Paredes, de 16 a 20 de março, no espaço da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Pav. 1 – Stand 1C03.

Convite BTL