Escola Secundária de Paredes recebe IV Seminário sobre Cultura e Sociedade do Concelho

05 Maio 2022

No próximo dia 7 de maio a Escola Secundária de Paredes recebe o IV Seminário “Paredes: Cultura e Sociedade” que terá início pelas 9h00 e término pelas 17h00.

O IV Seminário começará com uma visita à Feira do Livro Usado e com um momento musical. A sessão de abertura será feita pelo Presidente da Associação Hexágono, Pedro Flores.

O programa está dividido em quatro painéis. O primeiro painel conta com três oradores que irão abordar temas como “O toque manual dos sinos de Sobrosa, um património imaterial”, “Achegas para a história da Família dos Moreira, da Casa da Lousa, em Gandra” e os “Presos e Exilados Políticos de Paredes”. Já o segundo painel terá como temas “O Foral de Aguiar de Sousa – um Foral no Termo do Porto”, “Camilo Castelo Branco e Moreira das Neves”, e o “Direito na sociedade – sua evolução”.

Os dois últimos painéis abordarão temas como “A Senhora do Pinhal: uma aparição mariana em Bitarães no século XX”, “A importância do movimento associativo na dinamização das políticas culturais locais”, “Conhecer para preservar o património natural da região” e “A cidade de Paredes e o Rio Sousa”.

A sessão de encerramento estará a cargo do Diretor da Escola Secundária de Paredes, Francisco Queirós.

O Seminário é organizado pela Escola Secundária de Paredes, pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, e pela Hexágono – Associação dos Antigos Alunos e Amigos da Escola Secundária de Paredes.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.

Consulte o programa completo: Programa Seminário