Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude 2023 vão passar pelo Concelho de Paredes, esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de outubro.
A peregrinação tem início na sexta-feira, às 15h30, no Centro Escolar de Duas Igrejas, seguindo para a Nossa Senhora dos Chãos, às 17h00. Às 19h30, os Bombeiros Voluntários de Baltar recebem, também, os símbolos, assim como o auditório da CESPU, às 21h30. O roteiro termina com a passagem pela Igreja de Rebordosa, às 23h00, seguida por uma caminhada para Lordelo, onde será feita uma vigília de oração durante a noite.
No sábado, o Parque Natural da Senhora do Salto vai acolher o “Momento Mariano”, às 9h00. Às 10h30, os símbolos passam pelo Campo de Futebol do Sport Clube Nun’Álvares, em Recarei, momento que contará com a atuação da Banda da Paróquia.
A peregrinação termina com a passagem pelo Parque José Guilherme, às 13h00, seguida de um cortejo até ao Parque da Cidade de Paredes, às 15h00.
A programação contará, ainda, com a Festa da Juventude, às 20h00, e com a After Party, com a atuação de DJ’s, às 23h30, no Pavilhão Multiusos de Paredes.
As Jornadas Mundiais da Juventude são um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. A edição de 2023 decorre em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
Os símbolos da peregrinação, a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani”, foram entregues pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984. Em 1986, realizou-se a primeira edição deste evento internacional, em Roma, Itália.
